
Nota de Solidariedade à Arquidiocese de Santa Maria-RS pelo falecimento do Pe. Éverton Pairé Pasche
“Desfeita esta morada terrestre nos é dada uma habitação eterna no céu.” (Prefacio dos Defuntos 1)
A Diocese de Roraima dirige esta mensagem ao nosso querido irmão, Dom Leomar Antônio Brustolin, aos seus presbíteros, aos religiosos e religiosas, aos leigos e leigas da Arquidiocese de Santa Maria. Somos solidários a todos vocês neste momento de dor pelo falecimento de Padre ÉVERTON PAIRÉ PASCHE, no dia 26 de dezembro de 2024, Festa do martírio de Santo Estêvão, Protomártir da Igreja, e do Padre ARNALDO PIVOTO, no dia 27 de dezembro de 2024, Festa de São João Evangelista.
Temos uma profunda gratidão à Igreja de Santa Maria desde os tempos de Dom Ivo Lorscheiter e da chegada, hà décadas, do Padre Nilva Pase, em nossa Diocese. Recentemente, Dom Leomar aprofundou esses laços missionários com a sua visita e com o envio de um diácono, agora Padre Maicon Rodrigues Marion, e de um seminarista, agora Diácono Brune Grous da Silva.
Padre Éverton, um jovem presbitero, reconhecido pela alegria que irradiava junto aos que peregrinam na fé na esperança fez uma experiência pastoral-missionária aqui em Roraima. Muitos testemunham, ainda hoje, a sua alegria e entrega junto às comunidades que serviu em nossa Diocese. Entristece-nos que, no vigor e na força de seu ministério, sua vida tenha sido ceifada.
O mistério da vida e da morte nos impacta constantemente. Um dia após o falecimento de jovem Padre Éverton, fomos surpreendidos pela noticia da Páscoa do Padre Arnaldo, com seus 90 anos de idade e 58 anos de ministério. Uma vida entregue em favor da Igreja local de Santa Maria, testemunhando o Reino de Deus entre nós.
Suplicamos a Deus que, na sua infinita misericórdia, acolha o Padre Éverton Pairé Pasche e o Padre Arnaldo Pivoto no banquete da vida eterna. O Senhor da Messe os convida agora a participar da sua plenitude: “Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu Senhor” (cf. Mt 25,23)
O Deus Menino, que assumiu a nossa carne, e a Virgem Maria, que deu o seu Sim ao chamada de Deus, conforte Dom Leomar Brustolin, nosso irmão no episcopado, os familiares dos Padres Éverton e Arnaldo e todos os nossos irmãos e irmãs enlutados na Arquidiocese de Santa Maria. Continuamos unidos em oração e rogamos que a fé na Ressurreição console todos os corações neste momento de saudade.
Leave A Comment