A Igreja Particular do Rio Branco, hoje Roraima, foi a primeira a ser desmembrada da Diocese do Amazonas que na época compreendia os territórios do Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima. Em 15 de agosto de 1907, o decreto pontifício do Papa Pio X, “E Brasilianae Reipublicae Diocesibus” elevou a Abadia de Nª. Sª. do Monserrate – Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro – à categoria de Abadia Nullius com jurisdição sobre o território da Bacia do Rio Branco, desligando-a da Diocese do Amazonas. Nascia então a Igreja Particular de Roraima.

Depois de três bispos-prelados da congregação beneditina, em maio de 1948, os Monges entregaram a Prelazia aos Missionários da Consolata de Turim. Após isso, em 1952, Dom José Nepote Fus, missionário da Consolata, assumiu como bispo-prelado. Em 1975, Dom Aldo Mongiano assumiu como bispo-prelado. Seu episcopado foi marcado pela luta em favor dos direitos dos Povos Indígenas de Roraima e pela elevação da Igreja Particular de Roraima da Diocese em 1979.

Dom Apparecido José Dias, bispo nomeado em 1996, teve seu episcopado marcado pela experiência no trabalho junto aos Povos Indígenas e sendo presidente do CIMI –Conselho Indigenista, além de acolher, na Diocese, a segunda experiência de Igreja-Irmã de Piacenza, Itália, e os missionários do Verbo Divino. Ordenou quatro novos padres diocesanos. Fundou a Rádio FM Roraima e movimento Nós existimos.

Na década de 90, a Diocese acolheu novas congregações religiosas, abriu o seminário, ordenou o primeiro padre diocesano e introduziu também o diaconato permanente. Abriu uma nova missão junto aos povos Yanomami – missão Xitei, construiu a Casa Paulo VI, o hospital de Cura. Atualmente, a Diocese de Roraima se destaca com apoio e suporte da população migrante e indígena presente no estado e continua caminhando na missão de evangelização, em comunhão e participação com o Santo Padre, Papa Francisco, e toda a igreja na Amazônia.

Bispo de Roraima

Dom Evaristo Pascoal Spengler

dom-evaristo-pascoal-spengler-e-o-novo-bispo-da-diocese-de-roraima-56ce7
Colégio de Consultores
  • Josimar Lobo
  • Enrico Lovato
  • Revislande Araújo
  • Elton Wilson
  • Cláudio Cobalchini

O Colégio de Consultores constituído por sacerdotes membros do Conselho de Presbíteros da Diocese, por um período de cinco anos, livremente nomeados pelo Bispo (Cân. 502,§ 1). O Bispo solicita a opinião ou consentimento do Colégio, conforme as normas canônicas para seu assessoramento nos assuntos determinados pelo Direito Canônico e outros que lhe convier em vista do governo da Diocese.