Encontro de Casais em Cristo (ECC)

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja para evangelização da família, como Igreja Doméstica e santuário da vida, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da Diocese.

A coordenação diocesana do ECC é formada pelo casal Wiusilene Rufino de Souza  e Alcidésio Paz Leão. Em caso de dúvida e mais informações, entrar em contato pelo telefone  (95) 99121-0378.

Encontro de Casais com Cristo (ECC)  da Igreja Católica foi criado em 1970 pelo padre Alfonso Pastore, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (SP). Em 2020, o ECC completou 50 anos de atividade no Brasil. O dia 10 de julho é  oficialmente o dia do ECC.

Em Roraima, o Encontro de Casais com Cristo foi implantado em 1993 na paróquia Catedral Cristo Redentor, e desde lá outras cinco paróquias também realizam o serviço nas comunidades. Nestes 29 anos de implantação, já foram realizados 48 encontros do ECC no estado.

O ECC é realizado em três etapas. São elas:

1ª ETAPA

É o momento evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais. Esta etapa visa, principalmente, despertar os casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos do casamento, das graças do Sacramento do Matrimônio e da Espiritualidade Conjugal. Esta etapa também visa motivar os casais  a se engajarem nos diversos segmentos da Igreja.

2ª ETAPA

Esta etapa pretende levar o casal a refletir sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente a mensagem de Jesus Cristo; visa ainda a dar conhecimento aos casais dos Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, mostrando, finalmente, o que é ser Igreja no mundo de hoje.

3ª ETAPA

Esta etapa vai propor aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive numa sociedade cheia de injustiças, de opressão, de miséria, de egoísmo, de dominação e de marginalização; leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e seu relacionamento com os outros homens, bem como as injustiças sociais que o impedem de ser pessoa e viver como cristão; preparar os filhos para a realidade do dia a dia, para o ser e não para o ter.

Espiritualidade é a tônica do ECC e se fundamenta em cinco pontos básicos:

1. a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;
  2. b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
  3. c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros;
  4. d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro;
  5. e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.

Juntam-se a estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.