Matilde era descendente de nobres saxões. Nasceu na região de Westfalia, na Alemanha, por volta de 895. Foi educada por sua avó, que também se chamava Matilde e era abadessa de um mosteiro de monjas beneditinas em Herford. Por causa dessa educação, ela aprendeu a ler e a escrever. Além disso, estudou filosofia e teologia. Isso era raríssimo entre as mulheres, mesmo entre as nobres de seu tempo. Os livros da época atestam que Matilde possuía inteligência brilhante e grande beleza tanto física quanto de alma.
A bela Matilde casou-se com apenas catorze anos, com um duque da Saxônia chamado Henrique. Este, em pouco tempo veio a se tornar rei da Alemanha, com o nome de Henrique I. Com o rei, Matilde viveu um casamento feliz, que durou vinte anos.
O reinado de Henrique I foi justo e bom para o povo. Segundo os livros, a rainha Matilde teve grande influência no reinado do marido, lutando pela justiça e pela bondade, sempre nos bastidores do governo. Ela sempre se mostrou cheia de bondade e portadora de grande generosa para com os súditos, especialmente os pobres e doentes.