Conselho Missionário Diocesano

O COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) atua formado por pessoas leigas, consagradas e ordenadas. Tem o compromisso de ajudar os membros da Igreja a viver sua vocação missionária. Não é uma pastoral a mais e sim um meio para despertar o ardor missionário em todos os batizados que estão engajados nas pastorais e movimentos.

Diante da breve explicação acima, o leitor ainda pode se perguntar: “Por que criar o COMIDI”? Bem, considerando que toda a Igreja é missionária, por sua natureza (RMi 62), o COMIDI é um instrumento para promover a consciência missionária em todos os pastorais, movimentos e organismos na Diocese. Motiva a própria Igreja local a sair continuamente de suas fronteiras e a cooperar com a missão “Ad Gentes”, levando todos a atingir a meta proposta por Jesus Cristo, ou seja, a implantação do Reino de Deus (Mt 16,15).

Mais do que entender o que é o COMIDI e sua importância, é interessante entender também quem são as pessoas engajadas no trabalho. Resumidamente, compõem o conselho do bispo diocesano, o coordenador eclesiástico e o articulador nomeados por ele, além de secretário, tesoureiro, representantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Juventude Missionária (JM), das Congregações Missionárias, do Conselho Missionário do Seminário e outros que se identificam com a dimensão missionária.

A função desse grupo é cooperar, informar, organizar, realizar a animação e formações missionárias na Diocese. Com esses trabalhos, espera-se que o COMIDI possa ajudar na implantação de estruturas e organismos missionários; manter o vínculo e cooperar com os organismos missionários em nível diocesano, regional e nacional; trabalhar em sintonia e colaboração com as pastorais, inserindo nelas a dimensão missionária; propagar e incentivar a reflexão sobre a Missão e a Evangelização; proporcionar benefícios de formação missionária; promover o desenvolvimento da espiritualidade missionária nas paróquias; desenvolver ações em conjunto com as instituições e organismos missionários da Diocese; criar e projetos alimentares tarefas além-fronteiras e “ad gentes”, cooperando com a missão universal.

Para que todos esses resultados sejam realizados, é necessário que o grupo envolvido no COMIDI mantenha reuniões sistemáticas de formação, partilha, vivência e atualização dos membros; além de estabelecer prioridades e linhas de ação que devem nortear a animação missionária na diocese; conhecer, integrar e apoiar diversos carismas e organismos missionários presentes no território diocesano; trabalhar para que a dimensão missionária perpasse todas as pastorais, movimentos e grupos a fim de que a Igreja local esteja em estado permanente de missão.

Outras ações imprescindíveis são: incentivar, promover e apoiar ações missionárias; ajudar na criação e no fortalecimento dos COMIPAs (Conselhos Missionários Paroquiais); oferecer formação para os coordenadores dos COMIPAs; colaborar com o Conselho Missionário do Seminário (COMISE); promover, incentivar e avaliar a formação missionária dos agentes de pastoral da diocese; incentivo e ajuda na implantação da Infância, Adolescência e Juventude Missionária nas paróquias; promover a espiritualidade missionária (cursos, retiros, vigílias missionárias, etc); coordenar e animar a Campanha Missionária na Diocese; fazer conhecer as iniciativas missionárias existentes; veicular notícias missionárias em informativos, murais, sites, blogs da paróquia, nas rádios comunitárias, entre outros; propagar subsídios e manter contato com missões da Diocese que trabalham além-fronteiras

Coordenação: Frei Atílio Battistuz
Assessora: Ir. Josiane de Souza Horta