ENCERRADO O 1ª ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA PASCOM DIOCESANA EM RORAIMA

A formação ocorreu durante 4 dias e contou com a participação de membros das pastorais da comunicação de Boa Vista, Bonfim, Cantá e Normandia.

Neste domingo, 16, finalizou-se o 1º encontro de Formação promovido pela a Pastoral da Comunicação Diocesana de Roraima (Pascom/RR), com o objetivo de integrar e  articular  a espiritualidade do comunicador,  além de  estruturar as atividades do ramo da comunicação existentes nas comunidades e paróquias do estado, o curso ocorreu no período de 15 a 16 de abril.

Participaram do encontro padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, catequistas, agentes de pastorais, movimentos e ministros da palavra,  da capital Boa Vista e  municípios de Normandia, Cantá e Bonfim. 

O curso teve como formadora a irmã Helena Corazza, graduada em Letras e Jornalismo, Mestra e Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, ela concedeu durante 4 dias, formações para assessoria de comunicação e Pascom Diocesana, segundo Corazza, o intuito do curso é formar a espiritualidade do Comunicador além de trabalhar os eixos da ação pastoral das comunidades.

“Essa formação é específica, pois ela ajuda  a termos os elementos para o planejamento e para uma visão integrada da comunicação, pois como fazermos parte de diversas comunidades, áreas pastorais, e paróquias, precisamos saber se comunicar com o público de maneira eficiente, para que consigamos levar mais transparência em nossa missão de comunicadores de Cristo”, fomentou.

No sábado,15, a formação se estendeu aos colaboradores da Rádio Monte Roraima, para o jornalista Kayo Granbel, o curso veio aperfeiçoar e agregar os trabalhos que já são realizados na emissora.

“Foi uma formação importante para percebermos que estamos no caminho certo, e ter o discernimento de como devemos trabalhar a parte da espiritualidade no jornalismo e juntamente com a Diocese de Roraima”, afirmou.

Já no domingo,16, a vez da formação foi voltada ´para a pastoral diocesana, um dos participantes é o padre Marcelo da Conceição, chegado  recentemente em Roraima, com o Bispo Dom Evaristo Spengler, para ele essa formação não vai ajudar somente os leigos mas aqueles desejam se comunicar melhor.

“ Então, as pessoas perderam o referencial a respeito do que é a verdade,  então este curso é bom para nos orientar nesse sentido,  a respeito de se comunicar melhor e dialogar melhor  além de viver em comunhão com nossas irmãos”.

 Aileen kethleen de 22 anos, veio do município de Normandia, com uma equipe de 4 pessoas para a formação, ela atua na Pastoral da Comunicação do município e diz que vai aplicar todo o aprendizado na sua comunidade. 

  “Eu soube do curso pelas redes sociais e pela minha coordenadora da paróquia  ela disse que era importante, que a pastoral da comunicação estivesse presente, e se formando, buscando ter conhecimento, se atualizando e por ser este primeiro encontro acredito que está sendo bem enriquecedor pra nós, e eu também estou entrando na pastoral da comunicação está sendo bem gratificante. 

A participante Flavia Dantas, faz parte da liturgia da Paróquia de São Francisco, e está começando na Pascom-Boa Vista, para ela a comunicação religiosa, tem que promover a cultura de paz. 

“A formação de hoje está sendo riquíssima,  porque agrega muito valor pra gente,  aprendemos que ela gera comunhão, participação e missão. Então é importante que as pessoas do outro lado entendam que  nós agentes comunicadores não somos apenas pessoas para registrar momentos, eventos, mas que vejam com aumento de espiritualidade na maneira de se comunicar, como uma fala não violenta,  mas numa comunicação que promova a cultura de paz e evangelização”, finalizou. 

O presidente da Fundação Educativa Cultural José Allamano, padre Josimar Lobo,  trouxe a irmã Helena Corazza, de São Paulo, para elucidar os feitos da arte da comunicação religiosa em Roraima, para ele a formação foi um grande sucesso.

“ Estamos muito agradecidos, pela participação e envolvimentos de todos e todas, e poder contribuir na formação dos nossos irmãos e irmãs na área comunicação é um processo enriquecedor não somente aos que já atuam no segmento, mas para aqueles que estão começando agora e vão sair daqui prontos para ensinar o próximo”, agradeceu o padre.

 FONTE/CRÉDITOS: Dennefer Costa – MONTE RORAIMA FM

Tags: Sem tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *