Formação para secretária da Àrea Pastoral do Centro

Dos dias 05 a 07 de fevereiro, a Cúria Diocesana promoveu uma formação para as secretárias da área pastoral do Centro (Paróquia Catedral, São Mateus e Reitoria Nossa Senhora Aparecida). Esta formação será direcionada posteriormente a todas as secretárias das paróquias e áreas missionárias da capital, do interior e das missões indígenas.

A Irmã Sofia, chanceler da Cúria, conversou conosco e nos explicou qual é o objetivo da formação.

Irmã Sofia, qual é o objetivo desta formação e das conversas com as secretárias?

“É dar continuidade à formação que já tivemos no mês de novembro, em relação ao sacramento do matrimônio, com as secretárias, os padres, missionários, lideranças de determinadas pastorais. Foi uma formação longa e intensiva, para perceber os processos sacramentais ou registros sacramentais e o decreto de proteção de menores e adultos vulneráveis. Diante dessa formação, surgiu a necessidade de um trabalho que tem que ser personalizado com as secretárias e os secretários das paróquias, áreas missionárias e missões indígenas. Então, nos animamos, em meio a tantos apelos no Jubilar, que temos as visitas pastorais jubilares, a ter essa proximidade e conversar com as secretárias, chamando-as de duas em duas, de três em três, e fazemos este processo de três dias intensivos de formação, onde elas sintam, primeiro, que fazem parte de um todo, de uma igreja local, que tem uma eclesiologia, que tem prioridades, diante destes 300 anos de evangelização, esta história, esta memória. E sentir que seu trabalho não é apenas um trabalho, é uma missão, uma igreja de evangelização. Então, abordamos diferentes temáticas, foram oferecidas oficinas, iniciação à vida cristã e tudo que tem a ver com os processos sacramentais e a colaboração dos distintos setores da Cúria, para que elas percebam muito melhor e mais profundamente seu trabalho, com fundamento.”

Em conversa com Gabriela Pereira Viana, que é secretária da Paróquia São Mateus, foi questionado qual o momento que mais chamou a atenção e o que você pode tirar de lição dessa formação para as secretárias?

“Nesses três dias, foram bem intensos de muito conhecimento. Isso mostra o quanto a Diocese se importa com seus funcionários, com os registros sacramentais e com toda a sua estrutura como igreja. O que eu levo de lição desses encontros para minha vida como secretária é a missão de secretária, de cuidar, zelar pelos registros, a solidariedade e a acolhida que nós temos que ter com as pessoas que chegam até nós, buscando auxílio e ajuda para fazer os sacramentos da igreja.”

Foto: Lucas Rossetti

Tags: Sem tags
0

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *