Iniciação à Vida Cristã (IVC)

O IVC – Iniciação à Vida Cristã – é um termo utilizado em grande parte pela Igreja Católica para designar o ato de introduzir uma pessoa leiga ao conhecimento dos ensinamentos de Jesus Cristo. É o primeiro passo no processo de formação de novos fiéis católicos. Esse processo é dado por meio da catequese.

Conceber a catequese como IVC implica assumi-la como um longo processo vital de introdução de cristãos ainda não iniciados, seja qual for sua idade, nos diversos aspectos essenciais da vida cristã. Isso também inclui adultos batizados e não suficientemente evangelizados, mas que desejam retomar seu caminho de fé. Somos também chamados a atenção para a evangelização das famílias. Além disso, dos adolescentes e jovens, crianças, pessoas com deficiências, grupos culturais, pessoas em situações específicas, Comunidades, Bispos, Presbíteros, Diáconos, catequistas e todos os outros que se encontram envolvidos em Pastorais e movimentos, etc. Esta iniciação se desenvolve dentro do dinamismo trinitário: os três sacramentos. Numa unidade indissolúvel, expressam a unidade da obra trinitária da iniciação: o Batismo nos torna filhos do Pai; a Eucaristia nos alimenta com o corpo do Filho e a Confirmação nos unge com a unção do Espírito.

Coordenação Diocesana da IVC

Acessores: Ir. Mônica Cestari Nascimento e Pe. Celso Carlos Puttkammer dos Santos

Vagna Isaías Gomes (Pastora da Catequese)

Pe. Antônio Jefferson de Almeida (Pastoral Presbiterial)