
NOTA DE DESAGRAVO – Pela profanação da Eucaristia.
Ao Povo de Deus da Diocese de Roraima
Com profunda tristeza no coração, compartilho com vocês um fato que enche a alma de dor e indignação. No último final de semana, quando a Igreja celebrava a Transfiguração do Senhor, vândalos invadiram a Comunidade Cristo Ressuscitado, da Área Missionária São Raimundo Nonato, em Boa Vista, profanando a Eucaristia. Romperam o sacrário, jogaram as hóstias consagradas e objetos litúrgicos pelo chão.
Este ato de profanação não é apenas o ataque a um edifício, mas uma ofensa ao Corpo de Cristo, presente na Eucaristia, na comunidade dos fiéis e em toda a Igreja. A Eucaristia é o sacramento do amor de Deus, o alimento que sustenta a nossa caminhada e o sinal da unidade da Igreja. “É memorial da Morte e Ressurreição de Jesus: sacramento da piedade, sinal de unidade e vínculo de caridade” (cf. SC, n. 47). Por isso, este gesto de violência e desrespeito fere profundamente o coração de todos nós, que amamos e veneramos a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento.
Neste momento de dor, convido a todos a nos unirmos em oração pela reparação desta ofensa e pela conversão daqueles que cometeram este ato. Além das orações que todos podemos fazer, convido padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, enfim, todo o Povo de Deus para uma Celebração Eucarística hoje, terça-feira, 18 de março, às 19h30, como ato de desagravo a Jesus Sacramentado, nesta mesma Comunidade Cristo Ressuscitado, sito à Rua Caubi Brasil Magalhães, 2179, Bairro Senador Hélio Campos.
Que a Padroeira da nossa Diocese, Nossa Senhora do Carmo, interceda por nós ajudandonos a superar este momento difícil com fé e esperança. Que o Senhor, que se oferece por nós no sacrifício eucarístico, nos conceda a graça de perdoar e de trabalhar incansavelmente pela construção de um mundo mais justo, fraterno e respeitoso para com os sagrados mistérios da fé.
Que a bênção do Deus Misericordioso desça sobre todos, e de coração, peço que rezem por todo o povo de Deus que sofre com esta profanação.
+ Dom Evaristo Pascoal Spengler – Bispo da Diocese de Roraima
Leave A Comment