Parolin: o Papa no Bahrein, sinal de unidade e diálogo num momento trágico da história

O Papa estará no Reino de Bahrein de 3 a 6 de novembro. Visitará as cidades de Manama e Awali, onde participará do “Bahrein Forum for Dialogue: East and West for Human Coexistence”. Entre os principais eventos, a Santa Missa no Estádio Nacional de Bahrain e o encontro com os jovens na Escola do Sagrado Coração. O cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, em entrevista ao L’Osservatore Romano e à Rádio Vaticano-Vatican News, reitera que “em um mundo caracterizado por tensões, contraposições, conflitos”, a visita do Papa e os eventos no Bahrein dos quais participará são “uma mensagem de unidade, de coesão e de paz”.

Massimiliano Menichetti

Eminência, Francisco será o primeiro Papa a visitar o Bahrein. Como nasceu esta visita?

A visita nasceu de um convite que o Rei do Bahrein fez ao Santo Padre, primeiro de modo mais informal e que depois se concretizou em uma carta pessoal. E também coincide com este Fórum de diálogo para a coexistência pacífica. Ao convite do Rei foi acrescentado o convite da Igreja local, na pessoa do administrador apostólico, dom Hinder. Gostaria também de aproveitar esta entrevista antes da visita do Papa para expressar minha profunda gratidão ao Rei e às autoridades do Bahrein, assim como à Igreja do Bahrein, por este convite e pelos preparativos que estão fazendo em vista da chegada do Santo Padre, pela acolhida que lhe reservarão.

Francisco, primeiro Papa no Bahrein: uma viagem marcada pela fraternidade

O Pontífice viajará para o pequeno arquipélago de 3 a 6 de novembro, a convite das autoridades civis e eclesiásticas. Participará do encerramento do “Fórum do Bahrein para o Diálogo” e terá outros seis compromissos públicos, o último dos quais um encontro de oração com a Igreja local. Esta é a 39ª viagem apostólica, confiada à intercessão de Maria. Matteo Bruni: mais um precioso passo no caminho de fraternidade nas relações com o mundo islâmico.

teste 12345

Será a 39ª viagem apostólica do Papa, a quarta internacional deste ano, e pretende ser mais uma etapa preciosa de um caminho de fraternidade e de compreensão. Uma viagem no crescimento e intensificação das relações com o mundo islâmico e seus representantes. Foi assim que o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, apresentou a viagem de Francisco ao Bahrein, durante um encontro com os jornalistas. A ocasião é o “Bahrain Forum for Dialogue: East and West for Human Coexistence, (Fórum do Bahrein para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana), um encontro inter-religioso desejado pelo Rei do pequeno arquipélago de 33 ilhas, Hamad bin Isa Al Khalifa, que se realizará nos dias 3 e 4 de novembro. O Papa participará do encerramento, mas chegará ao país já no dia 3 de novembro e lá permanecerá até do dia 6 de novembro. 

O Papa: a escuta é indispensável para o diálogo

O Papa Francisco recebeu na manhã desta segunda-feira (31/10) os membros da Coordenação das Associações para a Comunicação (Copercom) por ocasião do 25° aniversário de fundação. A Coordenação é uma organização que coloca em rede várias associações nacionais que trabalham no campo da comunicação. Francisco iniciou seu discurso afirmando que é uma boa oportunidade para refletir sobre a missão exigida de uma organização como esta nos dias atuais e afirmando “os processos de comunicação mudam contínua e rapidamente, e isto requer ‘algo mais’ no planejamento e na visão”. Em seguida refletiu sobre alguns objetivos.

teste 123

Monte Roraima FM celebra 1ª Missa em agradecimento ao Sócio Amigo

A rádio Monte Roraima FM realizou a primeira missa do sócio amigo na noite desta quarta-feira (26), na igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. O momento de presença viva de Jesus Cristo foi pensado pela emissora para agradecer aos ouvintes e sócios que contribuem com a evangelização pelas ondas do rádio.

“O sócio amigo é aquela pessoa que contribui com a evangelização e manutenção da rádio”, é o que explica padre Silas Moesio, que apresenta o programa da Pastoral Universitária, Universidade sem Fronteiras. “Cada doação que chega a Monte Roraima contribui para que a rádio continue evangelizando, anunciando a boa notícia, informando, tocando boa música e acompanhando cada um que está em casa”, continuou.

A Santa Missa foi celebrada pelo padre Silas, pelo diretor Geral 107,9, padre Josimar Lobo e pelo conselheiro, padre Cláudio Cobalchini. O momento foi preparado pelos colaboradores da Monte Roraima FM e contou com a participação dos sócios amigos. A sócia amiga, Maria das Chagas, conhecida como Dona Chaguinha, relata que a experiência  

“Eu faço essa contribuição com muito amor e carinho porque eu sei da importância dessa rádio levar em evangelização para as pessoas que estão em casa, que estão no interior, que não podem vir até Boa Vista e que não tem a missa dominical. Então através da rádio as pessoas participam”, afirmou a sócia amiga.

O diretor Geral, padre Josimar agradeceu a todos os presentes na Santa Missa e aqueles que ajudam na missão da rádio. “Agradeço a todas as pessoas que vieram celebrar conosco, foi um momento bom, um momento de ação de graças”, disse. Ele também aproveitou a oportunidade para lembrar dos 20 anos da emissora, que será comemorado em dezembro: “Nós estamos nos preparativos para os 20 anos da rádio e nós sabemos que é com a ajuda de cada sócio amigo que nós vamos mantendo nossas atividades no ar”, completou o padre. 

Para ser sócio amigo da Monte Roraima FM basta enviar uma mensagem por WhatsApp para o número (95) 99116-1603, entrar em contato pelas redes sociais @monteroraimafm.