Padres realizam retiro em Tepequém

“Jesus retirou-se com os seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão, vinda da Galileia” (Mc 3,7)

Teve início nessa segunda-feira 27 o retiro anual do Clero de  Roraima.

É sempre um momento forte marcado pelo recolhimento, oração pessoal e comunitária. Um tempo de silêncio de reconciliação e missão.

Os presbíteros estão na Vila Tepequém, município de Amajarí, até sexta-feira, para vivenciar esse momento único em que se preparam para um retorno firme e animado, para celebrar a páscoa em suas respectivas comunidades.

Toda nossa unidade e oração pelos nossos padres queridos.

Reze um prece pelo seu pároco e pela Igreja!

O retiro é orientado pelo bispo da diocese de Coroatá-MA, Dom Sebastião Bandeira Coelho.

PROVISÕES E TRANSFERÊNCIAS

Caríssimos irmãos e irmãs: Saúde e Paz!

Em razão das necessidades espirituais e pastorais de algumas paróquias e áreas missionarias de nossa Diocese, a motivo da despedida dos Frades Franciscanos Menores após quase trinta anos de missão no meio de nós; sendo de interesse pastoral não deixa-las sem apoio espiritual e sem pastor, fazemos saber por meio dessa nota que:

O pe. Francisco Mario Ribeiro Castro, padre da nossa diocese de Roraima, deixa a paróquia de São Francisco das Chagas para assumir, como administrador paroquial, a Diaconia missionaria em processo de desmembramento em três paroquias, a ser realizado após a posse canônica do novo bispo, dom Evaristo Pascoal Spengler;

Arquivo Pessoal

O Pe. Antônio Jefferson de Almeida Rezende, do nosso clero diocesano, deixou a paroquia de Pacaraima-Amajarí e é nomeado colaborador interino do Pe. Francisco Mario; com o desmembramento do território paroquial da Diaconia missionaria ele irá assumir uma das novas paroquias.

O Pe. Antônio Roberto de Sousa Dias, do clero diocesano de Roraima, deixa a paroquia do Cantá para começar seu ministério pastoral como colaborador interino do Pe. Francisco Mário, sempre na Diaconia missionaria em Boa Vista, aguardando assumir uma das novas paroquias da mesma área.

O Pe. Josimar Lobo, padre da nossa diocese, deixa a paroquia da Catedral e da Matriz em Boa Vista para assumir o pastoreio da Paroquia de São Francisco das Chagas em Boa Vista, contando com a colaboração do Pe. Luís Claudemir Botteon, dos Padres Claretianos, como vigário paroquial. O mesmo irá assumir também o acompanhamento pastoral da paroquia do Cantá.

O Pe. José Willan da Silva Medeiros e o diácono transitório Felipe de Sousa Passos, da Congregação dos Padres da Missão – Lazaristas assumem o pastoreio da paroquia de Nossa Senhora de Fátima em Mucajaí.

O Pe. Eduardo Belão, do clero da diocese-irmã de Jundiaí – SP assume o serviço pastoral da paroquia de São João da Baliza e São Luís do Anauá.

O Pe. Mattia Bezze, do clero da diocese-irmã de Padova (Itália) e o Pe. Edy Savietto, do clero da diocese irmã de Treviso (Itália), assumem o acompanhamento pastoral da área missionaria Pacaraima-Amajarí.

O pe. Mauro Sergio Maia, do nosso clero diocesano, deixa o acompanhamento pastoral da Área missionaria São Raimundo Nonato para assumir o pastoreio da paroquia da Catedral e Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Boa Vista

O Pe. Claudivan Siqueria Santos e o Pe. José Ailton Costa da Silva, do clero da diocese – irmã de Afogados da Ingazeira – PE, assumem o pastoreio da Área missionaria de São Raimundo Nonato em Boa Vista.

Quero expressar a gratidão mais sincera e profunda a todos os irmãos padres e ao diácono da parte de toda a comunidade diocesana de Roraima pela disponibilidade e colaboração demonstrada na elaboração dessa organização pastoral das áreas e paroquias interessadas. Nosso “Sim” a Cristo passa pelo “Sim” à missão evangelizadora em todas as sua diversas etapas e dimensões; por isso louvo e agradeço a Deus pois na disponibilidade à colaboração com a organização do acompanhamento pastoral das comunidade revela-se a autenticidade da entrega pessoal à Cristo nos irmãos e irmãs. 

Obrigado a todos!

Em espirito de sincera fraternidade.

O COLEGIADO DE CONSULTORES E PE. LÚCIO NICOLETTO – Administrador Diocesano de Roraima

Visita de Dom Evaristo à Rádio FM Monte Roraima

Nesta sexta-feira, Dom Evaristo Pascoal Spengler esteve na Rádio FM Monte Roraima. Além de falar com os funcionários, visitou outras obras da igreja.

Dom Evaristo visitou o prédio da FM Monte Roraima, participou da manhã viva e falou com funcionários. Conheceu a rádio e suas dependências.

Além disso, visitou o prédio da pastoral do Migrante e as dependências da Cáritas Diocesana.

Dom Evaristo Pascoal Spengler foi eleito Bispo da Diocese de Roraima no último dia 25 de Janeiro. A missa de posse será no dia 25 de Março, às 18h, na Igreja Catedral Cristo Redentor.

Fraternidade e Fome: “Dai-lhes vós mesmos de comer”

Diocese de Roraima celebra o inicio da Campanha da Fraternidade junto ao Projeto Sumaúma.

Na última quarta-feira, a diocese partilhou a palavra e a benção de Deus na rede de proteção e acolhimento ao migrante junto ao Projeto Sumaúma. O Projeto Sumaúma é uma ação da Cáritas brasileira de combate a fome e a desnutrição em boa vista, e surgiu em agosto do ano passado. Até dezembro de 2022, quase 7.500 pessoas foram atendidas. As refeições são servidas de segunda à sábado, é o que diz Áurea cruz, coordenadora do projeto

“ O projeto Sumaúma nasce de um projeto que já vem de 6 anos, que é o Projeto Mexendo a panela. E a gente serve refeição de Segunda à Sábado e o café da manhã com as irmãs da caridade na Igreja Santo Agostinho”, explicou Áurea Cruz.

“O Projeto não é para imigrantes, é para pessoas. Todas as pessoas que chegam aqui na P.R.A. (Rede de Proteção de Apoio), são acolhidas pelo projeto e são acolhidas pelas irmãs da caridade”, enfatizou a coordenadora.

O projeto ainda conta com o auxilio da Diocese de Roraima, que por sua vez partilhou o alimento espiritual, a palavra de Deus, através do Padre Lúcio Nicolleto.

“ Não é possível dizer que temos fé e não termos atenção aos irmãos que sofrem”, disse Padre Lúcio

E nesse tempo quaresmal a partilha também é um dom a se viver.

“Qualquer hora que você for pra sua comunidade ou evento, leve seu alimento não perecível. Participe conosco dessa grande campanha com a qual queremos amenizar o sofrimento de irmãos e irmãs que não tem nada para comer”, finalizou o sacerdote.

REPAM lança subsídio quaresmal “Remando Juntos pela vida na Amazônia”

A Rede Eclesial Pan-Amazônica, em parceria com a “Red de Dibujantes de Latinoamérica”, apresenta material semanal para oração e reflexão, que convida a “remar nesta travessia rumo à conversão”

Ilustração REPAM

Para viver o caminho quaresmal como tempo de conversão, o Núcleo Formação e Métodos Pastorais da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, preparou um material semanal para oração e reflexão com o tema: “Remando juntos pela vida na Amazônia”.

Serão 6 fichas semanais que serão publicadas toda quinta-feira durante a quaresma. As ilustrações foram idealizadas pela “Red de Dibujantes de Latinoamérica”, uma comunidade de 49 jovens cartunistas que evangelizam através da arte e estão a serviço e cuidado da Casa Comum.

Subsídio quaresmal: remando rumo à conversão

O propósito deste material é convidar os participantes a “remar” nesta travessia que nos interpela à conversão. Essa conversão assume tons de atitudes “em saída” (a realidade dos territórios nos inquieta, nos indigna, nos provoca…) pautada nos saberes da espiritualidade e educação ecológica, em diálogo com os compromissos do Pacto Educativo Global.

Convidamos todos e todas a “remar juntos” nessa sintonia de reconstruir o Pacto, neste caso, desde a Casa Comum da Amazônia. Colocar o “remo na água” significa ligar-se à realidade, a “conversão” precisa ser concreta, na realidade cotidiana social, ecológica, cultural e eclesial.

Fichas Semanais

Venha remar conosco neste tempo quaresmal na querida Amazônia.

Fonte: Release Comunicação REPAM

Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2023

Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2023 

Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2023 deste ano tem com o tema: “Fraternidade e fome”. A Mensagem de Francisco para a Igreja no Brasil e todos os fiéis brasileiros.]

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade de 2023, com o tema: “Fraternidade e fome”, juntamente com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16), incentivando assim nossas comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo do Mestre Jesus.

Para a ocasião o Papa Francisco enviou aos fiéis brasileiros uma mensagem para o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2023. Eis a íntegra da sua mensagem:

Queridos irmãos e irmãs do Brasil!

Todos os anos, no tempo da Quaresma, somos chamados por Deus a trilhar um caminho de verdadeira e sincera conversão, redirecionando toda a nossa vida para Ele, que “amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Ao preparar-nos para a celebração dessa entrega amorosa na Páscoa, encontramos na oração, na esmola e no jejum, vividos de modo mais intenso durante este tempo, práticas penitenciais que nos ajudam a colaborar com a ação do Espírito Santo, autor da nossa santificação.

Com o intuito de animar o povo fiel nesse itinerário ao encontro do Senhor, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe que voltemos o nosso olhar para os nossos irmãos mais necessitados, afetados pelo flagelo da fome. Ainda hoje, “milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos. Isto constitui um verdadeiro escândalo. A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável” (Discurso no encontro com os Movimentos Populares, 28/X/2014).

A indicação dada por Jesus aos seus apóstolos “Dai-lhes vós mesmos de comer” ‹Mt 14, 16) é dirigida hoje a todos nós, seus discípulos, para que partilhemos — do muito ou do pouco que temos — com os nossos irmãos que nem sequer tem com que saciar a própria fome. Sabemos que indo ao encontro das necessidades daqueles que passam fome, estaremos saciando o próprio Senhor Jesus, que se identifica com os mais pobres e famintos: “eu estava com fome, e me destes de comer… todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” ‹Mt 25, 35.40).

É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima. leve não somente a ações concretas — sem dúvida, necessárias — que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome.

Desejo igualmente que esta conscientização pessoal ressoe em nossas estruturas paroquiais e diocesanas, mas também encontre eco nos órgãos de governo a nível federal, estadual e municipal, bem como nas demais entidades da sociedade civil, a fim de que, trabalhando todos em conjunto, possam definitivamente extirpar das terras brasileiras o flagelo da fome. Lembremo-nos de que “aqueles que sofrem a miséria não são diferentes de nós. Têm a mesma came e sangue que nós. Por isso, merecem que nina mão amiga os socorra e ajude, de modo que ninguém seja deixado para trás e, no nosso mundo, a fraternidade tenha direito de cidadania” (Mensagem para o Dia Mundial da Alimentação, 16/X/2018, n. 7)

Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida e como penhor de abundantes graças celestes que auxiliem as iniciativas nascidas a partir da Campanha da Fraternidade, concedo de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham incansável- mente para que ninguém passe fome, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por mim.

Papa: a Quaresma lembra quem é o Criador e quem é a criatura. Sem Deus, somos apenas pó

Papa Francisco na Basílica de Santa Sabina na Celebração Eucarística com o rito da imposição das cinzas

Na homilia desta Quarta-feira de Cinzas, Francisco convidou os fiéis a percorrerem as sendas da oração, do jejum e da esmola não como ritos exteriores, mas como comportamentos que renovam o coração.

“Queridos irmãos e irmãs, inclinemos a cabeça, recebamos as cinzas, tornemos leve o coração”: palavras do Papa Francisco na homilia da missa celebrada na Basílica de Santa Sabina, nesta Quarta-feira de Cinzas.

Como é tradição, a cerimônia teve início com a procissão penitencial que partiu da Igreja de Santo Anselmo, com a participação de cardeais, bispos, monges beneditinos, padres dominicanos e fiéis.

Ao final da procissão, teve lugar a Celebração Eucarística com o rito da bênção e imposição das cinzas.

Regressar à verdade de nós mesmos

Em sua homilia, o Pontífice recordou que a Quaresma é o tempo favorável para regressar ao essencial e neste caminho de regresso, fez um convite aos fiéis: regressar à verdade de nós mesmos e regressar a Deus e aos irmãos.

Antes de mais nada, as cinzas nos recordam quem somos e de onde viemos: só o Senhor é Deus e nós somos obra das suas mãos. Mas muitas vezes nos esquecemos que viemos da terra e precisamos do Céu e que sem Ele, somos só pó:

“Por isso a Quaresma é o tempo para nos lembrarmos quem é o Criador e quem é a criatura, para proclamar que só Deus é o Senhor, para nos despojarmos da pretensão de nos bastarmos a nós mesmos e da mania de nos colocar no centro, ser o primeiro da turma, pensar que podemos, meramente com as nossas capacidades, ser protagonistas da vida e transformar o mundo que nos rodeia.”

Quantas desatenções e superficialidades nos distraem daquilo que conta, acrescentou Francisco, lembrando que a Quaresma é “um tempo de verdade”, para fazer cair as máscaras que pomos todos os dias a fim de aparecer perfeitos aos olhos do mundo; para lutar – como nos disse Jesus no Evangelho – contra as falsidades e a hipocrisia: não as dos outros, mas as nossas.

Regressar a Deus e aos irmãos

Voltando à verdade de nós mesmos, podemos dar o segundo passo, que é regressar a Deus e aos irmãos.

“Existimos apenas graças às relações: a relação primordial com o Senhor e as relações da vida com os outros. Assim, a cinza que recebemos sobre a cabeça, nesta tarde, diz-nos que toda a presunção de autossuficiência é falsa e que idolatrar o eu é opção destrutiva, fecha-nos na jaula da solidão.”

Para Francisco, a Quaresma é o tempo propício para reavivar as nossas relações com Deus e com os outros e isso pode ser feito através da esmola, da oração e do jejum. Todavia, Jesus adverte que não se trata de ritos exteriores, mas de comportamentos que devem expressar uma renovação do coração.

“A esmola não é um gesto, cumprido rapidamente, para deixar a consciência limpa, mas tocar, com as próprias mãos e as próprias lágrimas, os sofrimentos dos pobres; a oração não é mero ritual, mas diálogo de verdade e amor com o Pai; o jejum não é um simples sacrifício, mas uma atitude forte para lembrar ao nosso coração aquilo que conta e, ao contrário, o que passa.”

Aos gestos exteriores, disse ainda o Papa, deve corresponder sempre a sinceridade da alma e a coerência das obras. Na vida pessoal, como aliás na vida da Igreja, não contam a exterioridade, os juízos humanos e a aprovação do mundo; conta apenas o olhar de Deus. Assim, a esmola, a oração e o jejum nos permitem expressar quem realmente somos: filhos de Deus e irmãos entre nós. 

Jesus, o único que nos faz ressurgir das cinzas

“Queridos irmãos e irmãs, inclinemos a cabeça, recebamos as cinzas, tornemos leve o coração”, concluiu o Pontífice.

“Não desperdicemos a graça deste tempo sagrado: fixemos o olhar em Jesus crucificado e caminhemos respondendo generosamente aos fortes apelos da Quaresma. No final do percurso, encontraremos com maior alegria o Senhor da vida, o único que nos fará ressurgir das nossas cinzas.”

Онлайн-казино в Беларуси: Правила, особенности и выбор лучших платформ

Онлайн-казино стали неотъемлемой частью индустрии развлечений в Беларуси, привлекая тысячи игроков возможностью погрузиться в мир азартных игр прямо из дома. С ростом популярности этого вида досуга в стране появилось множество платформ, предлагающих разнообразные игры, бонусы и уникальные возможности для пользователей. В этой статье мы рассмотрим основные особенности онлайн-казино в Беларуси, правила их работы и советы по выбору надежных и безопасных платформ для игры.

Чтобы узнать все о ведущих онлайн-казино Беларуси, их особенностях, бонусах и играх, рекомендуем вам обратиться к ресурсу Casino Zeus, где собрана вся необходимая информация для успешного старта.

Правила и лицензирование онлайн-казино в Беларуси

Онлайн-казино в Беларуси работают в рамках строгих законодательных норм, которые регулируются Министерством по налогам и сборам Республики Беларусь (МНС РБ). Чтобы легально предоставлять услуги на территории страны, казино обязаны получить лицензию, которая подтверждает их соответствие установленным требованиям.

Процесс лицензирования включает проверку финансовой стабильности компании, безопасности её платформы, честности предлагаемых игр и способности выполнять свои обязательства перед игроками. Лицензия является гарантией того, что казино действует в рамках закона и соблюдает высокие стандарты качества и безопасности.

Ассортимент игр в онлайн-казино Беларуси

Онлайн-казино в Беларуси предлагают широкий выбор игр, которые могут удовлетворить предпочтения самых разных игроков. Вот несколько категорий, которые можно найти на большинстве платформ:

  1. Слоты: Игровые автоматы (слоты) занимают лидирующие позиции по популярности среди игроков. Они отличаются простотой правил, яркой графикой и возможностью выиграть крупные суммы. В казино Беларуси можно найти слоты от известных провайдеров, таких как NetEnt, Microgaming, Play’n GO и другие.
  2. Настольные игры: Любители классических азартных игр найдут в онлайн-казино множество вариантов рулетки, блэкджека, покера и баккары. Эти игры предлагают более сложные правила и стратегии, что делает их интересными для опытных игроков.
  3. Игры с живыми дилерами: Этот формат становится всё популярнее среди тех, кто ценит атмосферу настоящего казино. Игры с живыми дилерами транслируются в реальном времени, и игроки могут взаимодействовать с крупье и другими участниками за столом, что добавляет реализма и азарта.
  4. Лотереи и мгновенные игры: Некоторые онлайн-казино предлагают скретч-карты, кено и другие мгновенные игры, которые привлекают внимание простотой и возможностью быстро узнать результат.

Бонусы и акции в онлайн-казино Беларуси

Онлайн-казино активно используют бонусы и акции для привлечения новых игроков и удержания постоянных пользователей. Важно понимать, что каждая платформа может предлагать свои уникальные бонусы, но наиболее распространёнными являются:

  1. Приветственные бонусы: Это самый распространённый вид бонуса, который предлагается новым игрокам при регистрации и первом депозите. Приветственные бонусы могут включать в себя дополнительные средства на счёт и бесплатные вращения (фриспины).
  2. Бездепозитные бонусы: Такие бонусы позволяют начать игру без внесения собственных средств. Это отличная возможность протестировать казино и его игры без финансового риска.
  3. Кэшбэк: Некоторые казино предлагают кэшбэк — возврат части проигранных средств. Это может быть фиксированный процент от потерь за определённый период.
  4. Акции и турниры: Казино регулярно проводят акции и турниры, где игроки могут соревноваться за дополнительные призы и бонусы. Такие мероприятия добавляют элемент соревнования и делают игру более захватывающей.

Безопасность и поддержка клиентов

Одним из ключевых аспектов при выборе онлайн-казино является безопасность. Лицензированные казино в Беларуси используют современные технологии шифрования данных, что гарантирует защиту личной информации и финансовых транзакций игроков.

Кроме того, качественные платформы предлагают круглосуточную поддержку клиентов. Служба поддержки должна быть доступна через различные каналы — чат, электронную почту, телефон — и быстро реагировать на запросы пользователей, помогая решать любые возникшие проблемы.

Как выбрать надёжное онлайн-казино в Беларуси?

При выборе онлайн-казино важно учитывать несколько ключевых факторов:

  1. Наличие лицензии: Убедитесь, что казино имеет лицензию, выданную Министерством по налогам и сборам Республики Беларусь. Это гарантирует законность и безопасность игры.
  2. Репутация и отзывы: Прочитайте отзывы других игроков о казино. Это поможет вам оценить качество обслуживания, честность игр и скорость обработки выплат.
  3. Ассортимент игр: Выберите казино, которое предлагает те игры, которые вам интересны. Обратите внимание на наличие игр от известных провайдеров и разнообразие жанров.
  4. Бонусные предложения: Ознакомьтесь с бонусами, которые предлагает казино, и убедитесь, что условия их получения и отыгрыша понятны и справедливы.
  5. Методы оплаты: Проверьте, какие способы пополнения и вывода средств доступны на платформе, и убедитесь, что они соответствуют вашим требованиям.

Заключение

Онлайн-казино в Беларуси предлагают разнообразные возможности для любителей азартных игр, от слотов до настольных игр с живыми дилерами. Благодаря строгому регулированию со стороны государства, игроки могут быть уверены в безопасности и честности игр на лицензированных платформах. Выбирайте казино с учётом своих предпочтений, обращая внимание на репутацию, бонусы и доступные методы оплаты, и наслаждайтесь игрой в комфортной и безопасной среде. Желаем вам удачи и успешных ставок!

Profissão Perpertua da Irmã Clementine Kikadi Kwakenda

 Vocação: Graça e Missão

No último domingo dia 19 fevereiro, a Diocese de Roraima acolheu a Profissão Perpertua da Irmã Clementine Kikadi Kwakenda, da congregação das irmãs Franciscanas missionárias da Mãe do Divino Pastor. A cerimônia aconteceu na comunidade São João Batista da área Missionária São João Batista.

A celebração foi presidida pelo Pe. Vanthuy Neto e contou a presença dos padres Diocesanos, os religiosos e religiosas das diversas congregações, familiares e amigos da religiosa e diversas lideranças das comunidades e áreas e paróquias da Diocese de Roraima.

Com o tema:  Vocação: Graça e Missão, Corações ardentes pés a caminho a religiosa proferiu seus votos perpétuos diante da comunidade diocesana e de suas superiores Madre Geral Rosário Sanchez e sua conselheira Adelaide vindas da Espanha, que a acolherem definitivamente na congregação.

A missa foi transmitida pelo Facebook da diocese de Roraima, e pôde ser acompanha pelos familiares da religiosa na Àfrica, mas especificamente na região do Congo, e pelos amigos que ela fez ao longo de suas vivencias missionárias: como na Europa em Madri, até chegar aos seus votos na terra de Macunaíma.  

Nova coodernação Pastoral dos Migrantes

Reportagem e Fotos: Libia López ALvarado

Com grande alegria e entusiasmo, a Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima anuncia a nova coordenação da Pastoral dos Migrantes, que foi eleita em uma assembleia eletiva no dia 18 de fevereiro na Prelazia ubicado em Boa Vista. O evento contou com a participação de representantes de distintas pastorais, colaboradores e equipe da sede.
Durante a assembleia, o programa do dia contou com a presença de Roberto Saraiva, que fez uma análise de conjuntura sobre as migrações no contexto político e social. A Irmã Mônica Tozzi também fez uma reflexão sobre São João Batista Scalabrini e sua vida eclesial na sinodalidade.
Após a reflexão, foram apresentadas as áreas de atuação propostas para a nova coordenação do período 2023-2025. Em seguida, houve uma votação com 15 participantes para eleger seis pessoas que assumirão a responsabilidade no próximo período com a atual coordenadora a Irmã Terezinha Santin.
Com grande satisfação, anunciamos que os escolhidos para assumir a responsabilidade de liderar a pastoral dos migrantes são: Ronaldo da Silva, Fabiano de Oliveira, Maria Alejandra Venot, João Pedro Moraes, Orilene Marques e Adriana Pitta. Todos eles foram eleitos pelos participantes da assembleia, que reconheceram em cada um deles as qualidades necessárias para desempenhar essa importante missão. Gratidão por assumir esta responsabilidade.
A eleição foi concluída com uma celebração eucarística oficiada pelo Padre Lúcio, que proporcionou momentos de reflexão e espiritualidade. Nesse momento, bendizemos a nova coordenação da Pastoral dos Migrantes, que com certeza desempenhará um trabalho excelente pelos migrantes e suas famílias na diocese de Roraima.