BOAS VINDAS AO DOM EVARISTO PASCOAL SPENGLER

Carta escrita por nosso Administrador Diocesano de Roraima Pe. Lucio Nicoletto

Foto: Lucas Rossetti

Caríssimo dom Evaristo: saudações de paz e alegria no Espirito do Ressuscitado!

Ao receber a noticia de sua nomeação como 10º bispo da nossa diocese de Roraima, alegro-me em comunhão com toda a nossa Igreja diocesana ao acolhê-lo no meio de nós com as palavras do evangelho: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”.

Há quase um ano o caríssimo dom Mario Antônio da Silva foi chamado a pastorear a igreja irmã de Cuiabá e nós de Roraima entramos num tempo de espera que nos deu a oportunidade de avaliarmos a nossa caminhada depois de quase sei anos passados junto ao nosso bispo anterior. Esse tempo foi oportuno para colocar-nos na escuta de nossa história de povo de Deus de Roraima que em 2025, daqui a três anos, completará 300 anos.

Somos um povo marcado pela beleza das criaturas do céu e da terra, dos nossos igarapés e buritizais, pelos nossos lavrados, serras e rios: somos povo da Amazônia! Somos um povo marcado pela multietnicidade, pela beleza da miscigenação de raças, línguas, tradições e culturas que nos deixam entrever em cada dimensão de nossa vida cultural, social e eclesial a necessidade da convivência com o diferente como paradigma de crescimento integral, como eixo norteador do nosso esforço para sermos um só coração e uma só alma!
Somos um povo marcado pela necessidade do encontro com o estrangeiro que há mais de cinco anos está batendo á porta de nossas casas, comunidades e instituições pedindo acolhida, proteção, promoção e integração para restaurar aquela dignidade que o poder opressor arrancou e esmagou em nome de logicas de interesses particulares. Somos um povo que busca caminhos de integração entre pessoas que vivem frequentemente o triste fardo de mudanças ou transferência para outros estados do Brasil em busca de trabalho ou oportunidades de vida melhores. Somos um povo que tem consciência de suas feridas e seus desafios, sobretudo em relação ao respeito e proteção dos povos nativos, ainda pouco ou nada respeitados, conhecidos e valorizados como verdadeiros guardiões da nossa casa comum. Somos um povo que precisa crescer sempre mais na consciência de uma fé que seja fruto de uma opção fundamental por Cristo e pelo seu Reino na evangélica opção pelos mais pobres, excluídos e marginalizados. Temos consciência de que precisamos crescer no compromisso de sermos uma Igreja que quer se fazer carne e quer armar a sua tenda nesse recanto da região amazônica sabendo que só assim poderemos anunciar a Boa nova do Evangelho de Cristo como fonte de sentido e de libertação para todos os povos. Nossa diversidade sociocultural é um convite e um compromisso para trabalharmos em comunhão em defesa da Vida em todas as suas dimensões, mormente quando é ameaçada pelos impactos causados por um equivocado conceito de progresso que confunde desenvolvimento com crescimento meramente econômico, multiplicação de riqueza material, expansão indiscriminada do agronegócio, deixando de promover, muitas vezes, a justiça social e o bem-estar de todos e para todos, assim como reza o Documento pelos 50 anos do Encontro de Santarém. E nesses dias, acompanhando o calvário do povo Yanomami, infinitas vezes denunciado ao longo de anos também pela Igreja católica de Roraima, mas regularmente desconsiderado, temos prova desse compromisso urgente com a vida que precisamos assumir como inadiável.

Venha caminhar conosco, dom Evaristo! E assim poderá experimentar a reconfortante presença de Cristo Jesus que caminha certamente com o povo de Roraima, rumo ao reino definitivo, lutando conosco para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária! Venha dom Evaristo, e sinta a alegria da presença de tantos batizados e batizadas que vivem seu sacerdócio batismal como fonte de alegria e de compromisso na mesma missão evangelizadora! Venha caminhar conosco, caríssimo dom Evaristo! Aqui em Roraima certamente encontrará o afago de inúmeros abraços acolhedores de missionários e missionarias que querem somar com o clero e o laicato dessa diocese para continuar sendo fermento bom na massa de nossa humanidade. Venha, dom Evaristo para continuar conosco a celebração do mistério da vida repartindo para nós o pão da vida e como Francisco e Clara de Assis, ensinar que a vida é comunhão e missão para que todos tenham vida e vida em abundancia!

Desde já seja bem-vindo entre nós!

Boa Vista – RR, 25/01/2023 FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO