Migrantes venezuelanos demostram sua devoção e Celebram este importante dia
No dia 8 de setembro, a comunidade católica de diversos lugares do mundo celebra com fervor e devoção o Dia da Virgem del Valle, uma das manifestações mais veneradas da Virgem Maria. Essa data é especialmente significativa em alguns países da América Latina, incluindo a Venezuela, onde a Virgem del Valle é a padroeira do Estado de Nueva Esparta.
As celebrações do Dia da Virgem del Valle começam muito cedo, com os fiéis participando de missas, procissões e outros rituais religiosos. Em Nueva Esparta, a cidade de El Valle del Espíritu Santo é o epicentro das festividades, atraindo milhares de peregrinos de toda a região e além.
A Virgem del Valle é venerada como a “Padroeira dos Pescadores”, devido à forte ligação da população local com o mar. Os pescadores depositam grande fé em sua proteção, acreditando que ela intercede por eles, garantindo boas pescas e segurança nas águas turbulentas.
A história da Virgem del Valle remonta ao século XVIII, quando um grupo de pescadores alega ter encontrado uma imagem da Virgem flutuando nas águas do Golfo de Cariaco. Esse evento milagroso rapidamente se espalhou e atraiu a devoção de muitos. Em 1910, a Virgem del Valle foi coroada e declarada padroeira da região.
Geralmente as celebrações incluem procissões marítimas, onde a imagem da Virgem é levada para o mar em embarcações decoradas com flores e velas. A devoção é palpável à medida que os fiéis expressam sua gratidão e devoção à Virgem. Para comemorar este dia a Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima realiza uma missa e convida aos fieis a participar no dia 8 de setembro as 8:00h na Igreja Matrix no Centro de Boa Vista.
No entanto, o Dia da Virgem del Valle vai além da devoção religiosa. É uma oportunidade para as comunidades se unirem, fortalecerem laços familiares e culturais, e celebrarem a rica herança religiosa e cultural que a Virgem representa.
O Dia da Virgem del Valle é uma ocasião de profunda fé, amor e unidade. Ele une comunidades, fortalece tradições e reforça a devoção à Virgem Maria como um farol de esperança e proteção. É um dia de reflexão espiritual e celebração da fé que transcende fronteiras e enriquece a vida daqueles que participam dessas festividades especiais.
Reportagem: Libia López
Leave A Comment