Seminário Ecoteologia 1

Seminário de Ecoteologia na Amazônia

Marcou o lançamento de livros sobre a Amazônia, com destaque dentre os autores, a Prof. Rosenilda Azevedo Ferreira

No dia 13 de setembro, o Centro de Treinamento de Lideranças da Arquidiocese de Manaus, conhecido como Maromba, foi palco da abertura do tão esperado Seminário de Ecoteologia. Este evento significativo foi organizado pela Faculdade Católica do Amazonas, em parceria com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), a Arquidiocese de Manaus, a Comissão Episcopal para a Amazônia e o Regional Norte1. Este importante seminário também marcou o lançamento de livros sobre a Amazônia, com destaque dentre dos autores fica a Prof. Rosenilda Azevedo Ferreira que em companhia da Ir. Uezineire Ribeiro da Silva, representaram a Diocese de Roraima.

O propósito central deste seminário foi aprofundar a conexão entre ecologia e evangelização, conforme ressaltou dom Leonardo Steiner, um dos líderes religiosos presentes. Ele enfatizou a importância de reconhecer a presença do Verbo de Deus em toda a Criação e ver nas criaturas a mesma pertinência que os seres humanos têm nesse contexto.

O arcebispo de Manaus, por sua vez, destacou que abraçar a questão ecológica é uma responsabilidade exigente, pois implica em reconhecer a presença do divino não apenas nos objetos, mas nas criaturas em si. Ele exortou os presentes a incorporar a ecologia como um elemento transversal na evangelização, não como ações isoladas, mas como parte intrínseca de seu trabalho.

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara e secretário da REPAM-Brasil, expressou sua alegria por sediar esse importante seminário na Amazônia. Ele enfatizou que a ecoteologia é um assunto do cotidiano na Amazônia e deve ser integrada em todas as dimensões da Igreja local. O bispo também chamou a atenção para a necessidade de levar a ecoteologia para a base da igreja, incluindo liturgia, catequese, pastorais e movimentos, e enfatizou a importância de preservar a Amazônia, que desempenha um papel crucial na sobrevivência da humanidade.

O diretor da Faculdade Católica do Amazonas, padre Hudson Ribeiro, sublinhou a importância desse encontro para a produção de ecoteologia e ecoespiritualidade a partir de valores como sororidade, bem viver, diálogo e escuta. Ele denunciou os atos de violência, destruição e morte contra o bioma amazônico e seus habitantes, instando à esperança no Ressuscitado como um sinal de resiliência e resistência. Ele também enfatizou a valorização dos saberes e da espiritualidade dos povos amazônicos e a fé na defesa e promoção da vida em todas as circunstâncias.

O seminário foi encerrado com uma citação do Papa Paulo VI: “Cristo aponta para a Amazônia”. A Ir. Maria Irene Lopes destacou que este evento nos convida a olhar para a Teologia com uma perspectiva diferente, uma reflexão teológica a partir da vida, dos elementos naturais e da população local. Assim, o Seminário de Ecoteologia representou um importante passo para uma abordagem mais abrangente e integrada da fé e da preservação ambiental na região amazônica.

Reportagem: Libia López

Fotos: Rosenilda Azevedo Ferreira e Ir. Uezineire Ribeiro da Silva

Tags: Sem tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *