Evento, dirigido a cantores, instrumentistas, lideranças da liturgia, catequistas e músicos, aborda a importância da música na celebração eucarística e ocorre de 5 a 9 de julho.
A Diocese de Roraima recebe com alegría ao Padre Jair Oliveira Costa, da Diocese de Guarulhos, São Paulo, e assessor de música litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Reconhecido por seu trabalho e dedicação à música litúrgica, Padre Jair estará conduzindo um curso que promete ser uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
O curso, que acontece de 5 a 9 de julho na Prelazia, tem como objetivo principal capacitar cantores, instrumentistas, lideranças da liturgia, catequistas e músicos em geral da diocese para a importância da música na celebração eucarística. A música litúrgica é importante na vivência da fé, ajudando a congregar a comunidade, elevar o espírito e facilitar a reflexão sobre as mensagens do evangelho.
Padre Jair Oliveira Costa ressaltou a importância desse curso ao afirmar que a música, assim como em um filme, não é apenas para ser cantada, mas também para refletir sobre as emoções e compreender a palavra do evangelho. ”A questão da música litúrgica é sempre um desafio, porque não é simplesmente
cantar músicas emocionantes, ou músicas católicas, ou músicas de evangelização. É de viver o mistério que está sendo celebrado junto com a comunidade, de modo que a comunidade se sinta tocada pelo mistério, também pelo canto, assim como a palavra toca, os sinais litúrgicos, os sinais sacramentais toca uma pessoa que toda a comunidade seja envolvida também pela música.”
Segundo ele, a música litúrgica deve ser vista como uma ferramenta poderosa que toca o coração dos fiéis e enriquece a experiência da celebração ”Por isso, o desafio da música litúrgica que eu percebo é ligar a assembleia que celebra, o rito que está sendo celebrado, com uma música adequada, que seja adequada ao rito, e adequada a assembleia também.”
Conteúdo Programático
O curso está estruturado para abordar diversos temas de relevância para a música litúrgica. Entre os tópicos a serem discutidos estão:
- Canto litúrgico com fundamentação bíblica
- Canto dos Salmos no Ofício da Missa
- Celebração da palavra e sacramentos
- Ano litúrgico e pastoral litúrgica
- Ensaios de cantos e construção de repertório
Importância da Música na Liturgia
Padre Jair enfatiza que a música na liturgia não é apenas um complemento, mas uma parte integral da celebração. Ele compara a música litúrgica à trilha sonora de um filme, que não apenas acompanha a história, mas também a intensifica, ajudando o público a se conectar emocionalmente com o enredo. ”Quem acompanha filmes, já sabe que cada filme tem um estilo de música, tanto música cantada, como a trilha sonora, até como é feito os sonoros, é como se fosse um personagem a mais que convence a gente do argumento do filme no cinema. A música é muito trabalhada para conseguir captar, segurar a atenção de quem está assistindo. Mas na liturgia, se a gente trabalha a liturgia e a música, considerando o rito, o que o rito quer dizer, as leituras, o que as leituras que é de rica, aí isso potencializa a celebração de um tal jeito que envolve tudo mundo e as pessoas sessente assim tocadas por esse mistério.”
Padre Jair fez um convite especial a todas as comunidades, áreas e povo diocesano a participarem dessa integração da liturgia em suas comunidades. Ele enfatizou que a música litúrgica é um meio poderoso de vivenciar e transmitir a fé, e que a participação de todos é fundamental para fortalecer a vida espiritual da diocese.
A música litúrgica é uma expressão profunda de fé e devoção, e cursos como este são fundamentais para manter viva essa tradição. A Diocese de Roraima, ao receber o Padre Jair Oliveira Costa, está dando um passo importante para fortalecer a música litúrgica em suas celebrações, oferecendo aos seus membros uma oportunidade valiosa de aprendizado e crescimento.
Padre Jair concluiu com uma mensagem inspiradora: “A música é uma linguagem universal que tem o poder de unir, inspirar e transformar. Que este curso seja uma oportunidade para todos nós aprofundarmos nossa fé e nosso compromisso com a liturgia, fazendo com que nossas celebrações sejam verdadeiramente vivas e significativas. Que possamos juntos cantar e celebrar a nossa fé com todo o nosso coração e alma.”
Leave A Comment