A Diocese De Roraima Participa Da Celebração Dos 102 Anos Do Vicariato De Caroni

Ressaltando A Importância Da Evangelização Em Regiões Distantes

No último dia 4 de março, a cidade de Santa Elena de Uairén, capital do município da Gran Sabana, foi momento de uma celebração de importância histórica para a igreja católica. O Vicariato de Caroni, situado na Venezuela, comemorou seus 102 anos de fundação em um evento marcado por emoção, espiritualidade e união entre diferentes comunidades religiosas. A visita de Dom Evaristo Spengler, da Diocese de Roraima, em Santa Elena reunindo-se com Dom Gonzalo Alfredo Ontiveros Vivas, vigário apostólico de Caroni, destacou-se como um momento de reflexão sobre a importância da evangelização em regiões de difícil acesso e a integração entre povos indígenas e religiosos.

A celebração contou com a presença não apenas de padres, religiosas, religiosos e leigos representando diversas comunidades tanto locais como do povo indígena. Dom Evaristo Spengler expressou sua gratidão e emoção ao participar da celebração, destacando a importância de fortalecer os laços entre a Diocese de Roraima e o Vicariato de Caroni. Ele ressaltou a ideia de que a igreja não possui fronteiras geográficas, estabelecendo uma conexão espiritual entre locais distantes, como Roraima e Caroni, que estão separados por mais de 200 quilômetros.

‘’Mais um povo com muita doação, com muita alegria e queremos continuar rezando por esse povo, por Dom Gonçalo, por esse Vicariato de Caroni. Todos os missionários que aqui estão, aqueles que estiveram no passado e certamente aqueles que virão para ajudar na evangelização nesse belíssimo futuro deste Vicariato.’’ Declarou Dom Evaristo.

As palavras de Dom Evaristo foram complementadas pelas declarações de Dom Gonzalo Alfredo Ontiveros Vivas, que enfatizou a relevância histórica da celebração dos 102 anos do Vicariato de Caroni. Ele mencionou a presença significativa da igreja brasileira, representada por importantes dioceses como a de Roraima. A união entre as igrejas do Brasil e da Venezuela reflete a missão compartilhada de promover a fé e a evangelização em meio a desafios como a distância geográfica e as dificuldades logísticas.

”Há sido uma experiência maravilhosa, extraordinária, porque nós compartilhamos a cultura, compartilhamos a fé, mas também compartilhamos outros elementos, como a cultura, as tradições, onde há tido esse intercâmbio hermoso, bonito, maravilhoso, que nos traz à nossa memória, nos integra, nos ajuda.” Afirmou Dom Gonzalo.

O Vicariato de Caroni, desde sua fundação, tem sido um ponto central para a disseminação da fé católica em uma região marcada pela diversidade cultural e pela presença de comunidades indígenas. A influência dos pais capuchinhos deixou um legado importante na formação espiritual e na inculturação da evangelização. A diocese de San Cristóbal, na Venezuela, desempenha um papel fundamental no envio de missionários e na colaboração para fortalecer a presença da igreja católica na região.

Durante a celebração, foram discutidos também os desafios enfrentados pela evangelização no Vicariato de Caroni, como a escassez de recursos e as dificuldades de acesso às comunidades mais distantes. A presença constante e o apoio das igrejas brasileiras e venezuelanas são essenciais para enfrentar esses desafios e fortalecer a presença da igreja católica em áreas remotas.

O evento culminou em uma reflexão sobre a importância da união entre diferentes comunidades religiosas e culturais para promover a mensagem de amor e paz pregada pelo evangelho. A troca de experiências e tradições entre os povos indígenas e os religiosos evidenciou a riqueza da diversidade e a universalidade da fé cristã.

Ao encerrar a celebração, Dom Gonzalo Alfredo Ontiveros Vivas expressou sua gratidão pela participação e apoio de todas as comunidades presentes. Ele ressaltou a mensagem de que a igreja católica é uma igreja sem fronteiras, capaz de unir povos de diferentes origens em um só propósito: a vivência da fé e a busca pela paz e fraternidade.

Em meio às dificuldades e desafios enfrentados pela evangelização em regiões remotas, a celebração dos 102 anos do Vicariato de Caroni representa não apenas uma homenagem à história e à dedicação dos missionários que contribuíram para sua fundação, mas também um compromisso renovado de continuar a missão de levar a mensagem do evangelho a todos os povos, sem distinção de cultura ou nacionalidade.

Comments are closed.