CARDEAL DA AMAZÔNIA, DOM LEONARDO STEINER, ACOMPANHA CRISE NA SAÚDE DOS INDÍGENAS EM RORAIMA

Nesta terça feira, 31, Dom Leonardo Steiner – Cardeal da Amazônia Brasileira- chegou à Boa Vista (RR) para acompanhar de perto a crise na saúde Yanomami.  Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo, também trouxe consigo uma palavra de solidariedade do Papa Francisco.

“Me senti na obrigação como arcebispo metropolita de vir até aqui conversar com os administradores, ouvir as lideranças indígenas e ver o que nós como igreja podemos continuar a fazer”, destacou

À tarde, o Cardeal visitou a Casa de Saúde Indígena (Casai), localizada no bairro Cauamé, acompanhado do administrador diocesano de Roraima, Pe. Lúcio NicoletoPe. Conrrado (que já participou da Missão Catrimani), Pe. Luiz Miguel (Assessor da CNBB/Norte1) e lideranças.

Os sacerdotes conheceram as instalações do local, conversaram com os indígenas sobre as dificuldades enfrentadas por eles nas aldeias, e reuniram -se com os funcionários e profissionais da saúde que atuam no local.

“Vi aqui crianças desnutridas e pessoas adultas também com problemas de saúde, mas aqui não estão as mais necessitadas. Os indígenas mais necessitados estão nos hospitais, onde nós não vamos conseguir fazer uma visita, hoje. Existem outros que não puderam ser ainda transportados aqui para a capital de Roraima”, disse Steiner.

Indígenas da região de Mucajaí, que estão na Casai, conversaram com Dom Leonardo e falaram sobre a fome, e doenças que atingem os povos – principalmente infecção urinária e diarreia – por conta da água contaminada pelo mercúrio usado na extração do ouro, vindo do garimpo ilegal.

Diante da triste realidade enfrentada pelos povos originários, Dom Leonardo Steiner, manifestou sua solidariedade e apoio.

“Talvez sejamos os poucos que estamos juntos aos povos indígenas, nós temos comunidades religiosas junto à diversos povos. Queremos dar a nossa contribuição e a nossa solidariedade”, destacou Dom Leonardo.

Já na sede do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Cardeal conversou com representantes de associações indígenas que destacaram os intensos desafios de sobrevivência que os povos originários enfrentam com o garimpo ilegal, desnutrição e malária que tem causado a morte de adultos e crianças nas comunidades.

Nesta quarta-feira, 01, Dom Leonardo Steiner, vai participar de um encontro com a Pastoral Indígenista, e em seguida de uma coletiva de imprensa para falar sobre as ações a serem desenvolvidas pela igreja em ajuda aos povos originários.