Casa da Caridade Papa Francisco realizou atividade preparatória para a II COMIGRAR

Evento reúne representantes para discutir desafios e perspectivas de políticas públicas migratórias em Roraima

Hoje, dia 23 de fevereiro, a partir das 8:30h, a sede da Casa da Caridade Papa Francisco foi o palco de uma importante atividade voltada a políticas públicas. O evento organizado, pela Pastoral dos Migrantes em parceria com a Caritas Diocesana, teve início com uma Celebração Eucarística conduzida pelo Padre Juan Carlos, seguida por um momento de compartilhamento entre os participantes, amigos, agentes pastorais, colaboradores e parceiros.

A atividade teve como objetivo principal a preparação para a II Conferência Livre Nacional de Roraima: “Desafios e Perspectivas de Políticas Públicas Migratórias – Roraima a caminho da II COMIGRAR”, que está agendada para os dias 01 e 02 de março de 2024, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), mais especificamente no Auditório do Cadecon.

Este encontro regional é parte integrante da II COMIGRAR, que visa mobilizar nacionalmente diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados no tema das migrações. Durante a conferência, serão destacadas as principais demandas e contribuições da sociedade, apontando caminhos para que o Governo Federal possa efetivar os direitos da população migrante, refugiada, apátrida e brasileira retornada, tanto em território brasileiro quanto no exterior.

Orilene Marques, secretaria executiva da Caritas Diocesana e responsável da atividade, destaca a importância da sociedade civil neste COMIGRAR: ‘’Nessas conferências serão realizadas propostas para ser encaminhada. E a importância da sociedade civil também estar presente, junto com os migrantes, para se pensar nas propostas de políticas públicas para os migrantes, refugiados e a patridias.’’

Esta atividade na Casa da Caridade Papa Francisco, compõem a Etapa Preparatória para a II COMIGRAR. Elas têm o papel de disparar processos de articulação, mobilização e debate que serão fundamentais para a realização da conferência nacional. Além disso, as Conferências Livres têm o poder de enviar propostas e eleger delegadas/os que representarão Roraima na Conferência Nacional.

Este evento representa um passo significativo na busca por soluções e políticas públicas mais eficazes para lidar com as questões migratórias em Roraima e em todo o Brasil. A participação ativa da sociedade civil e de diversas instituições demonstra o compromisso coletivo em promover uma abordagem mais inclusiva e solidária em relação às pessoas em situação migratória.

Comments are closed.