Celebração de Alegria e Renovação: Dom Vanthuy Neto é Ordenado Bispo de São Gabriel da Cachoeira

Em uma cerimônia marcada por entusiasmo e fraternidade, o Monsenhor Vanthuy Neto assume sua nova missão episcopal na presença de milhares de fiéis e líderes religiosos.

Em um cenário repleto de fervor religioso, as primeiras luzes do dia testemunharam a chegada de caravanas e veículos provenientes das distintas áreas missionárias de Boa Vista e do interior de Roraima. O motivo era singular e auspicioso: a tão aguardada ordenação episcopal do então Monsenhor Dom Vanthuy Neto.

Ao adentrar o recinto, Monsenhor Vanthuy foi calorosamente recebido por um mar de aplausos e cumprimentos fraternos, irradiando um sorriso que refletia a alegria e a devoção presentes naquele momento. Milhares de pessoas, unidas pelo elo da fé, testemunharam a solenidade que transformou o sacerdote e bispo, prometendo um caminho de liderança espiritual para a comunidade religiosa local.
A celebração eucarística começou e foi presidida pelo Cardeal Leonardo Ulrich Steiner da Arquidiocese de Manaus, às 8:30h, foi acompanhada mais de 20 bispos de outros estados, além disso, também estiveram presentes 3 representações internacionais da Venezuela, Colômbia e Itália, padres, diáconos, religiosos e religiosas, em comunhão e fraternidade, participaram desse momento.

Após a aclamação do Evangelho, iniciou-se o rito de ordenação, quando Monsenhor Vanthuy foi conduzido à presença de Cardeal Leonardo pelos Bispos e Padre assistentes. Após a apresentação do eleito, o Arcebispo de Manaus proferiu a homilia, destacando o chamado ao episcopado no clero amazonense, especificamente no São Gabriel da Cachoeira.
O chamado ao episcopado
“É uma imensa alegria estar aqui de volta a Boa Vista para ordenação do Dom Vanthuy Neto que vai ser o meu sucessor em São Gabriel. A gente está com a coração vibrando de alegria e será uma celebração inesquecível aqui para Boa Vista. Vamos acompanhar esta celebração que vai trazer paz e alegria para todos nós.””, afirmou Dom Leonardo.

Em seguida, procedeu-se os demais ritos de ordenação, sendo Dom Geraldo saudado com aplausos pelos presentes ao ser aclamado bispo.
Símbolo dessa oblação e comunhão do clero, a cerimônia foi marcada pela presença de: Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, Dom Evaristo Spengler, Dom Mario Antônio, Dom Roque Paloschi e Dom Edson Damian.
Para Dom Mario, “É um dia realmente de emoção, um dia também vocacional, um dia especial da graça de Deus para esta igreja particular e para toda a nossa amazónia em comunhão, sobretudo com a igreja de São Gabriel da Cachoeira. Nos alegramos como o monsenhor Vanthuy para servir a igreja de Jesus Cristo na Amazónia, ainda nesse Regional Norte 1, um especificamente, São Gabriel da Cachoeira é toda a nossa igreja na Amazônia, inclusive arquidiocese de Cuiabá, onde estou hoje, que se une a Alegria com a igreja de Roraima para juntos é acompanharmos essa ordenação e a nova missão de Dom Vanthuy”, destacou.
Ao novo bispo brasileiro, Dom Mario manifestou sua felicidade na sua missão: “Nos alegramos como o monsenhor Vanthuy para servir a igreja de Jesus Cristo na Amazónia, ainda nesse Regional Norte 1, um especificamente, São Gabriel da Cachoeira é toda a nossa igreja na Amazônia, inclusive arquidiocese de Cuiabá, onde estou hoje, que se une a Alegria com a igreja de Roraima para juntos é acompanharmos essa ordenação e a nova missão de Dom Vanthuy””, afirmou.
Vale pena destacar a importância desta Ordenação episcopal de Dom Vanthuy Neto, pois é a primeira que recebe um Padre da Diocese de Roraima.

Dom Vanthuy Neto:
Pe. Raimundo Vanthuy Neto, nasceu no sertão nordestino em 10 de Maio de 1973, em Pau dos Ferros / alto oeste do Rio Grande do Norte, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Diocese de Mossoró, filho de uma família de quatro irmãos (Tarcísio, Urbano, Etevaldo) e duas irmãs (Taneide e Vaneide)
O Santo Padre, o Papa Francisco o nomeou Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira em 08 de novembro do ano passado de 2023. Escolheu como lema: Servir o na Caridade e na Esperança, e a Posse será no dia 11 de fevereiro em São Gabriel da Cachoeira. Marcada pelos seus 23 povos originários e pela presença missionária dos Salesianos e Salesianas, a família espiritual de Dom Bosco.

Fotos: Libia López

Comments are closed.