Dia do Beato José Allamano

Ascom/Diocese de Roraima

Beato José Allamano, um padre italiano que tem seu ardor missionário presente em nossa Diocese

José Allamano nasceu em 21 de janeiro de 1851 em Castelnuovo D’asti, ao norte da Itália. Em 20 de setembro de 1873 foi ordenado sacerdote na catedral de Turim, com apenas 22 anos de idade.

Em 1900, Allamano criou o instituto missionário, obtendo sua aprovação em 29 de janeiro de 1901 – o Instituto Missões Consolata dos Padres e Irmãos. E em 29 de janeiro de 1910, o Padre Allamano fundou em Turim outro instituto para as missões, o das Irmãs Missionárias da Consolata.

Os Missionários e as Missionárias da Consolata estão presentes em 27 países do mundo. E em Roraima a congregação serve em missão há 75 anos.

Padre Bento é um dos missionários da Consolta e está aqui desde novembro de 2019. Segundo ele, o legado do Beato José Allamano é o da Missão.

“Ele deixa um legado aos seus missionários. Um legado da missão, o legado para anunciar as maravilhas de Deus, anunciar o Evangelho”, disse.

Ainda segundo o sacerdote, a permanecia dos missionários da Consolata na Diocese de Roraima é o concretizar da missão de andar com o povo.

“A nossa presença na Diocese de Roraima é a realização do projeto do nosso fundador. Caminhar com o povo e trabalhar com o povo”, finalizou.

E nessa caminhada, há 20 anos a Rádio Monte Roraima leva o nome do beato. A rádio educativa José Allamano tem esse nome justamente para homenagear o beato e seus missionários, diz Padre Josimar Lobo, diretor geral da Monte Roraima Fm.

“Nossa fundação educativa é dedicada justamente a José Allamano que está a caminho da canonização. Ele que inspirou muitos trabalhos, muitos serviços missionários e evangelizadores em defesa da vida e da cidadania”, enfatizou o Padre.

“Padres da Consolata fazem parte do conselho da Rádio. E de uma certa forma eles estão presentes nos ajudando no dia-a-dia para que a gente possa ter uma comunicação mais eficaz, uma comunicação da verdade, uma comunicação mais libertadora”, finalizou o Diretor geral.

Padre José Allamano faleceu no dia 16 de fevereiro de 1926, em Turim, na Itália. E em 7 de outubro de 1990, o então Papa João Paulo II beatificou José Allamano por toda a sua vida dedicada à igreja.