Abrigo Pacaraima

Diocese de Roraima e parceiros promovem inclusão e esperança às crianças indígenas da tribo Warao

A inclusão não se limita ao âmbito religioso. Em parceria com organizações civis, destaca-se o projeto “Plenitud Skate”.

9 de Agosto é Dia Internacional dos Povos Indigenas e Roraima é o estado brasileiro com a maior população indígena em termos proporcionais. Aproximadamente 11% da população de Roraima é indígena. Os estados Roraima e Amazonas, abrigam municípios com a maior proporção de população indígena no país. A maior terra indígena da região é a Yanomami, localizada nos estados do Amazonas e Roraima, com uma população de 25,7 mil indígenas, representando 5% do total de indígenas do país. Em segundo lugar está a terra indígena Raposa Serra do Sol, com 17 mil indigenas.

Esses números evidenciam a importância da preservação e valorização da cultura indígena em Roraima e na região Norte do Brasil. A diversidade étnica e cultura dessas populações indígenas merece atenção e respeito, considerando a riqueza que elas agregam à identidade nacional. Dom evaristo Bispo de Roraima, ha prestado muita atenção a situação dos indigenas, e em especial a os indigenas venezuelanos que estáo nos refugios de acolhida. Jesus Paredes, indigena warao venezuelano desde o Municipio de Pacaraima, no abrigo  Janokoida falou para Monte Roraima FM que eles estão agradecidos pela acolhida, que estão no Brasil para aprender e compartilhar sua cultura.

A igreja Santa Luzia, localizada na Paróquia Consolata com o Padre Juan Carlos Greco, tem sido um ponto focal dessa missão de inclusão. A Diocese percebeu a importância de permitir que essas crianças expressassem sua fé em sua língua materna, o Warao, além do espanhol, promovendo um ambiente acolhedor e confortável para todos. As missas realizadas em espanhol e Warao têm permitido que os pequenos se conectem profundamente com sua espiritualidade, valorizando suas tradições ancestrais.

No entanto, o trabalho de inclusão não se limita ao âmbito religioso. No coração da região amazônica, no município de Pintolandia, vivem os indígenas da tribo Warao, que tiveram que deixar sua terra natal devido a circunstâncias adversas. O Refúgio da Comunidade Warao Ajanoko Jakera Ine tornou-se seu novo lar, em parceria com organizações civis, destaca-se o projeto “Plenitud Skate”, liderado pelo radialista venezuelano Oswaldo Graffe Bernal. O projeto visa unificar os migrantes venezuelanos indígenas da tribo Warao com a comunidade brasileira por meio do esporte, utilizando o skate como ferramenta de integração e inclusão.

Todas as sextas-feiras, às 15h da tarde, Oswaldo Graffe Bernal ministra aulas de skate para as crianças do refúgio de Pintolandia. Além de proporcionar uma atividade divertida e saudável, o projeto visa estabelecer laços de amizade e solidariedade entre os jovens indígenas e a comunidade local, que se unem em um ambiente de respeito e compreensão mútua.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é um momento especial para destacar o trabalho significativo que a Diocese de Roraima e seus parceiros vêm realizando. O esforço contínuo para promover a inclusão, valorizar a cultura indígena e fornecer apoio às crianças Warao é um testemunho de amor e compaixão.

No entanto, é importante ressaltar que ainda há muito a ser feito. Ainda existem desafios a serem superados para garantir um futuro mais acolhedor.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é um momento especial para destacar o trabalho significativo que a Diocese de Roraima com os diferentes movimentos vêm realizando. Que esse trabalho inspirador seja um exemplo a ser seguido por outras comunidades, mostrando que, quando nos unimos, podemos construir um futuro mais justo e harmonioso para todos.

Reportagem: Libia Lopez