Dom Evaristo e Joenia Wapichana conversam sobre a atual situação indígena em Roraima

Pela primeira vez, Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima, e a Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indigenas (FUNAI), Joenia Wapichana, se encontraram na prelazia e conversaram sobre a atual realidade indígena no estado.

A presidente destaca que a FUNAI busca o dialogo com as instituições. E destaca que a fundação está aberta para auxiliar a sociedade, “A FUNAI, como órgão público, tem a missão de dialogar com as instituições da sociedade civil organizada tanto a igreja como demais lideranças indígenas”, disse Joenia.

Dom Evaristo se diz aberto na luta a favor dos povos Indígenas e destaca que essa luta já é histórica na diocese, “Queremos caminhar na garantia do direito dos povos indígenas de modo especial contra o marco temporal na garantia dos seus territórios”, destacou o Bispo de Roraima.

Dentre alguns assuntos, um deles foi a questão do marco temporal.

A Presidente da FUNAI destaca que a antiga PL 90, agora PL 2309, é um ataque a vida Indígena, “Os povos indígenas, em matérias que afetam suas vidas, deveriam ser consultados preliminarmente”, enfatizou Joenia.

Dom Evaristo destaca o trabalho histórico da igreja de Roraima com os povos indígenas, “É algo que faz parte da nossa Diocese de Roraima. Nós sabemos que Deus é criador de todas as coisas, então estamos aqui para conservar, proteger e cuidar, tanto da natureza, como dos povos criados por Deus”, finalizou Dom Evaristo.