ENCERRAMENTO DA 24º ASSEMBLEIA DIOCESANA NO COLÉGIO CLARETIANO DE BOA VISTA FORTALECE LAÇOS RELIGIOSOS NA COMUNIDADE

Evento assessorado por Dom Zenildo Lima da Silva, discute prioridades e define nova coordenação para os próximos 2 anos

Neste domingo, 25, encerrou a 24º Assembleia Diocesana, com o lema: ”Diocese de Roraima: 300 anos de fidelidade e novos desafios numa Igreja Sinodal,” e que contou com a assessoria especial de Dom Zenildo Lima da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Evento que por tres dias, reuniu religiosos, religiosas, leigos e membros das diferentes áreas missionárias, paroquias, serviços e pastorais da Diocese em momentos de reflexão destacando o papel da Igreja na Amazônia é o caminho da iniciação à vida cristã.

No tema abordado hoje domingo, Dom Zenildo lima ressalta a importância da preparação dos sacramentos tornandoze prioridade para a diocese de Roraima, por isso o tema central desta assembleia é precisamente essa. Nesse mesmo sentido, e como tema de encerramento foi a sinodalidade, o que significa caminhar junto a igreja católica.

”A sinodalidade, palavra que está sendo recuperada, porque durante muitos anos a gente usou uma expressão pastoral de conjunto. Em nossas comunidades, é que cada um quer ir para o seu lado, cada um quer tomar o seu rumo. É como se estivesse dividido. A gente aprendeu a caminhar juntos, que essa, literalmente, é a tradução da palavra, é um desafio para nós. Mas nesse caminhar juntos também implica em mudanças estruturais da igreja, em mudanças de relação, em mudanças de relações de poder.” Destacou Dom Zenildo.

O encerramento da Assembleia, culminou com a eleição dos membros da nova coordenação da CODE (Conselho Diocesano de Evangelização), composta por oito pessoas eleitas, juntamente com o bispo Dom Evaristo Spengler e o vigário geral Padre Lucio Nicoletto, membros natos. A nova coordenação foi formada por os seguintes membros:

Padres

• Pe. Josimar Lobo – Paróquia São Francisco
• Pe. Antônio Roberto de Sousa Dias Paróquia Frei Galvão

Religiosas

•Irmã Sofia Quintans Bouzada – Franciscana Missionária da Mãe do divino pastor , Chacheler e Secretária da Cúria Diocesana.
• Irmã Clementine – Franciscana Missionária da Mãe do divino Pastor. Da área missionária São João Batista

Leigos:
Maria Joselha Silva Lima – Leiga- Área São Raimundo Nonato
Ronaldo da Silva Santos – Leigo- Área São Raimundo Nonato
Tânia Mª Sena Barbosa – Paróquia Catedral Cristo Redentor

Antes do encerramento, os participantes foram convidados a momentos de oração com a celebração eucarística, para agradecer e pedir, que os frutos desta Assembleia possam ser colhidos sob a orientação do Espírito Santo.

A importância dos momentos como nas assembleias é inegável. A Assembleia não é apenas um encontro, mas uma expressão significativa de comunhão e propósito. Em nossas igrejas da Amazônia, e particularmente na Diocese de Roraima, esses momentos têm uma relevância ainda maior, pois estão enraizados na experiência vital das missões.

As missões confiadas a uma congregação, ou a um grupo missionário, são o coração pulsante de nossa jornada espiritual. Elas representam a busca contínua pelos melhores caminhos para o anúncio de Jesus Cristo e para a transformação da realidade à luz do Evangelho, tendo como horizonte o reino de Deus.

Portanto, cada assembleia não é apenas uma reunião, mas um ponto de convergência de esforços, uma oportunidade para refletir, planejar e fortalecer a missão comum. Juntos como povo de Deus, avanzamos na jornada da fé e na construção do reino de Deus em nossas comunidades.

Comments are closed.