“O que sacia e satisfaz a alma não é o muito saber, mas o sentir e saborear as coisas internamente…”
(Exercícios Espirituais de Santo Inácio, anotação 2).

No dia 26 de maio, na Sala de Reuniões do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), o Núcleo Apostólico Roraima acolheu a Dom Evaristo Spengler, novo bispo da Diocese. O Núcleo Apostólico é uma rede formada pelas diversas obras da Companhia de Jesus, por serviços diocesanos confiados aos jesuítas e congregações parceiras.
Nossa reunião começou com a mística inicial motiva por Maria Correa, da Pastoral Universitária (PU), que nos motivou a rezar desde a o Cântico de Maria, Magnificente, e nos finais cada um foi completando a frase minha alma engrandece ao Senhor porque olhou para sua serva, para os povos indígenas, para os migrantes, para a comunidade universitária, para nossa diocese.
Na sequência houve a apresentação dos participantes, acolhida de Dom Evaristo e uma introdução do que é o Núcleo Apostólico Roraima, suas obras e locais de atuação, enfatizando que a Companhia de Jesus completa 15 anos de atuação em Roraima, chegando no dia 2 de maio na cidade de Bonfim. Em seguida, o padre Silas Silva sj, coordenador do Núcleo Apostólico convidou o padre Pedro Evangelista a apresentar a Área Missionária do Bonfim, com as suas 6 comunidades e diversas pastorais, além da atuação das irmãs Missionárias de Santa Teresinha.
Contamos também com a presença da senhora Ana Ribeiro, Wapichana, da Missão Indígena Serra da Lua; profa. Antonia Costa, Maria Correa e pe. Silas Silva da Pastoral Universitária; da Flávia Reis e Francisco Silva do SJMR; Jose Romero, Daniele Campos, Fagner Almeida, Suzana Pereira, Marielys Briceno da Fundação Fé e Alegria; irmã Liliane Díaz, da Congregação das Irmãs Missionárias Mãe do Divino Pastor, de carisma franciscano e inaciano; e Silvia Tavares, da Associação Maria Ana Mogas e da Fundação Fé e Alegria.

Ao mesmo tempo que escutava a cada apresentação, Dom Evaristo ia interagindo, buscando conhecer ainda mais o trabalho realizado por cada instituição e pastoral. No final agradeceu o trabalho que a Companhia realiza em favor dos pobres, migrantes, indígenas, das comunidades eclesiais e ficou muito feliz por encontra uma Igreja diocesana viva, atuante e comprometida com os mais pobres e vulneráveis. E motivou as todos a seguir a diante.
Para Fagner, coordenador da Casa Passagem pe. Jose María Vélaz, o encontro com Dom Evaristo foi “um encontro de informações com os parceiros que trabalham com os que mais necessitam, como migrantes e indígenas”.
Para Suzana Pereira, Coordenadora do Serviço de Acompanhamento ao Empreendedor Fé e Alegria – SAEFA, foi um “momento de muito aprendizado e de suma importância poder compartilhar um pouco dos nossos serviços que são disponibilizados a população vulnerável”.
Para Francisco Silva, do SJMR, “Dom Evaristo trouxe consigo uma oportunidade valiosa para compartilharmos e reconhecermos o compromisso das instituições da Igreja em promover a justiça social e o cuidado com os mais vulneráveis em nossas comunidades”.
Para o coordenador do Núcleo Apostólico e assessor da PU Roraima, pe. Silas Silva, foi uma oportunidade de compartilhar com Dom Evaristo Spengler a contribuição que a Companhia de Jesus vem oferecendo aos participantes das nossas obras e serviços, de modo particular aos indígenas, migrantes, jovens, mulheres e aos mais vulneráveis”.
Concluímos nossa reunião agradecendo a presença de Dom Evaristo Spengler e dos colaborares, colaboradores, parceiros e parcerias de missão. As obras também aproveitaram para entrar lembras que representam um pouquinho da atuação de cada uma.
Produção: pe. Silas Silva
Leave A Comment