Fim de Semana de Formações na Diocese de Roraima destaca compromisso com migrantes e pessoas idosas

Encontros promovidos pela Pastoral dos Migrantes e Pastoral da Pessoa Idosa reforçam valores sinodais e promovem dignidade na terceira idade

Durante o último fim de semana, a Diocese de Roraima foi palco de intensas atividades de formação, promovendo o encontro de duas pastorais comprometidas com a promoção de valores fundamentais: a Pastoral dos Migrantes e a Pastoral da Pessoa Idosa.

Na sede da Casa da Caridade Papa Francisco e no Auditório da Rádio Monte Roraima FM, as atividades transcorreram entre os dias 17 e 19 de novembro, reunindo membros das duas pastorais e representantes de diversas paróquias da região. O evento contou com a participação de Dom Evaristo Splenger, Bispo de Roraima, que prestigiou ambos encontros.

Pastoral dos Migrantes: Reflexão Sinodal e Planejamento para o Futuro

A Pastoral dos Migrantes realizou seu III Encontro de Formação Diocesano, focando no tema “Migrantes: Lugar teológico em perspectiva sinodal”. Entre os dias 17 e 18, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar a espiritualidade da ação missionária, seguindo a perspectiva sinodal da igreja. A palestrante principal, Irmã Maria do Carmo dos Santos, conduziu discussões valiosas sobre a temática, enquanto os presentes traçaram um planejamento para o ano de 2024.

O encontro reuniu não apenas membros da Pastoral dos Migrantes, mas também padres de diversas paróquias, agentes pastorais dos diferentes serviços da sede e dos municípios do interior de Roraima. A presença de Dom Evaristo Splenger acrescentou um significado especial ao evento.

Pastoral da Pessoa Idosa: Valorização e Dignidade na Terceira Idade

Simultaneamente, a Pastoral da Pessoa Idosa promoveu um Encontro de Formação nos dias 18 e 19, focando na Coordenação regional norte 1. Líderes e coordenadores da PPI reuniram-se para discutir missões, receber formação e informações sobre o Sistema de Informação da Pastoral da Pessoa Idosa (SIGPPI) e o aplicativo PPI Mobile.

O aplicativo, desenvolvido com o objetivo de auxiliar o acompanhamento digital da pessoa idosa, representa um esforço voluntário dos líderes formados pela Pastoral da Pessoa Idosa. O encontro visou fortalecer o compromisso da pastoral em assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, promovendo a promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos.

A Pastoral da Pessoa Idosa, que opera sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, tem como missão proporcionar um processo educativo de formação continuada para as pessoas idosas, suas famílias e comunidades. O intuito é que, respeitosamente, famílias e comunidades possam conviver com as pessoas idosas como protagonistas de sua auto-realização.

O fim de semana de formações na Diocese de Roraima não apenas fortaleceu os laços comunitários, mas também reforçou o compromisso dessas pastorais em construir uma sociedade mais justa e solidária, onde migrantes e pessoas idosas sejam reconhecidos e valorizados em sua plenitude.

Comments are closed.