Fortalecendo Laços e Vocações: Diocese de Roraima marca presença no Congresso da Pastoral Familiar em Parintins

Realizado desde 3 até 5 de maio na cidade de Parintins, este Encontro destaca a Família como Fonte de Vocações

O I Congresso da Pastoral Familiar no Regional Norte 1, com o tema “Família, Fonte de Vocações”, marcou três dias de intensas reflexões e trocas de experiências na cidade de Parintins, no estado do Amazonas, de 3 a 5 de maio. Com mais de 350 participantes representando todas as paróquias da diocese de Parintins, o evento contou com a presença de Ronildo Viana e Rosé Ferreira, representantes da Pastoral Familiar da diocese de Roraima, além do casal coordenador da Pastoral Familiar Nacional, Alisson e Solange.

O primeiro dia foi marcado por uma série de participações significativas, com destaque para a presença de Dom José Albuquerque, Bispo da diocese de Parintins. Dom José trouxe contribuições importantes, especialmente em relação à 5ª conferência, abordando o tema “A Família e a Amizade Social”. Em sua fala, ele destacou a importância de discutir a atual situação da família, promovendo momentos de partilha entre os presentes.

Falando sobre o evento, Dom José Albuquerque expressou sua satisfação com a participação maciça e o engajamento dos envolvidos nos bastidores. “Estamos muito contentes. A participação está sendo espetacular”, disse o bispo. Ele enfatizou o papel crucial do Congresso em fortalecer a pastoral familiar na Diocese, além de promover a comunhão e a troca de experiências entre os diversos agentes pastorais envolvidos.

Durante o Congresso, foram abordados temas como as diferentes equipes de pós-matrimoniais, pré-matrimoniais e casos especiais, que tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância de anunciar o evangelho da família e promover o amor no matrimônio. Dom José ressaltou a necessidade de ajudar as famílias a serem as “igrejas domésticas”, destacando a importância do sacramento do matrimônio e seu papel na formação de vocações para o matrimônio, vida consagrada e ministérios da igreja.

Com uma programação rica em palestras, mesas-redondas e momentos de espiritualidade, o Congresso marcou um momento histórico para a Pastoral Familiar na região Norte 1, promovendo o fortalecimento das famílias e o discernimento vocacional em um contexto desafiador. O legado desse encontro certamente continuará a gerar frutos na evangelização e no cuidado com as famílias, fortalecendo ainda mais o tecido eclesial na região amazônica.

Comments are closed.