INDÍGENA DE RORAIMA REPRESENTA REGIONAL NORTE 1 DURANTE A ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

A Igreja Católica Pela Primeira Vez Realiza A Instituição Do Ministério De Catequistas: Celebração De Fé E Compromisso

Neste sábado, 13 de abril, aconteceu um dos momentos mais esperados na programação da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), trata-se da instituição do ministério de catequistas a 19 cristãos representando todos os regionais do país. A cerimônia ocorreu durante a celebração eucarística no Santuário Nacional, presidida pelo arcebispo de Santa Maria e presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Brustolin.

O grupo de catequistas, composto majoritariamente por mulheres, reflete uma diversidade de culturas, experiências religiosas e vivências na transmissão da fé. Entre os representantes, destaca-se Deolinda Melquior da Silva, da diocese de Roraima (RR), sendo a única indígena presente entre os regionais. Deolinda é da etnia Macuxi, na Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã, em Roraima.

Os catequistas desempenham um papel crucial na vida da Igreja, promovendo a Iniciação à Vida Cristã e transmitindo os ensinamentos da fé. Seu trabalho é essencial tanto para crianças quanto para adultos que buscam compreender e vivenciar a doutrina religiosa e cristã em suas vidas.

Dom Evaristo Espengler, Bispo de Roraima, destacou a importância deste momento histórico: “Hoje é um dia significativo para nossa diocese e para o nosso Regional Norte 1 da CNBB. Dona Deolinda, juntamente com catequistas de 19 regionais da CNBB, recebeu aqui o ministério de catequista. Ela representa não só a si mesma, não só nosso Regional, mas todo o povo indígena do Brasil.”

Dom Evaristo ressaltou o papel crucial de Deolinda na catequese indígena: “Dona Deolinda tem uma missão belíssima em Roraima. Além de ser catequista, coordena a catequese na missão Maturuca, um dos municípios mais indígenas do Brasil, em Uiramutã. Ela é um testemunho vivo do evangelho que se difunde em meio ao nosso povo. Louvo a Deus pela vida dela e pela história da igreja de Roraima e do nosso Regional Norte 1.”

Para Deolinda o recebemento deste ministerio reforça sua força e sua fe: “Uma data marcante, alegria imensa de poder ser instituída. É um reconhecimento e valorização, principalmente para nós, povos indígenas. Ministério de Catequista é uma vocação de serviço ao Evangelho e à Igreja na transmissão da fé. Os colonizadores chegaram no Brasil e procuraram catequizar os indígenas, tornando-os católicos, mas impondo medo e não respeitando as suas culturas. Hoje, os catequistas e os missionários fazem a catequese de acordo com o plano de Deus sobre nós, onde nos mostra a verdade, o direito à vida, à terra, cultura, identidade, costume, tradição. Jesus disse, eu vim para que todos tenham vida e tenham em abundância”, falou Deolinda.

Sobre a Instituição do Ministério de Catequista

O ministério de catequista foi instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, em 10 de maio de 2021. Após sua publicação, a CNBB elaborou o Documento 112: “Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista”, aprovado durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, em 2022.

A instituição do ministério de catequista representa um marco na história da Igreja no Brasil, fortalecendo a participação dos leigos e leigas e promovendo uma evangelização cada vez mais inclusiva e atuante.

FONTE/CRÉDITOS: Libia López

Comments are closed.