CATEQUISTAS DE 19 REGIONAIS PARTICIPARÃO DA INSTITUIÇÃO DO MINISTÉRIO DE CATEQUISTAS DA CNBB

Deolinda Melquior da Silva, representará ao Regional Norte1 na Missa Especial durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB.

Catequistas de 19 regionais participarão da Instituição do ministério de catequistas da CNBB
Lucas Rosetti

No dia 10 de abril, teve início a 61ª Primeira Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se estenderá até 19 de abril em São Paulo. O encontro anual que congrega os Bispos da Igreja Católica Apostólica Romana no país, conta com a presença de Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima, e o Monsenhor Lúcio Nicoletto, Bispo de São Félix da Araguaia.

Durante a programação, haverá um momento especialmente dedicado à Diocese de Roraima e à região norte1. Trata-se do rito de instituição do Ministério de Catequistas, no qual catequistas de todos os dezenove regionais da Conferência a designação para esse ofício. Este evento será realizado neste sábado, dia 13, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), a partir das 7h da manhã (horário de Brasília), e será transmitido pelo canal do YouTube da CNBB.

O que é o ministério de catequista?

Ele foi instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio “Antiquum Ministerium”, no ano de 2021. Trata-se de um serviço estável prestado à Igreja local, de acordo com as critérios pastorais identificados pelo bispo, e que deve ser desempenhado por cristãos leigos e leis que recebem este ministério.

O Papa Francisco destacou que o ministério instituído de Catequista deve ser conferido a “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna”. O pontífice também orientou que esses fiéis devem receber a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, “para serem solicitados comunicadores da verdade da fé, e já terem amadurecido uma experiência prévia de catequese”. Outro requisito é que “sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animado por verdadeira paixão apostólica”.

Libia López, entrevista a Deolinda Melquior da Silva. Foto: Lucas Rosetti

A Diocese de Roraima nomeou a irmã Deolinda Melquior da Silva, catequista com mais de 42 anos promovendo a fé cristã e a cultura indígena da Raposa Serra do Sol, no Município Uiramutã. Ela representará o Regional Norte1 no ministério de catequistas:

”Quando recebi essa boa notícia do Dom Evaristo, eu fiquei muito grata, fiquei bastante contente. É uma responsabilidade muito grande, ele é um Ministério que vai ajudar mais os povos, os jovens e crianças. É uma responsabilidade, para levar em frente.” Afirmou Deolinda.

Deolinda emerge como um exemplo inspirador. Indígena da etnia macuxi, nascida na região de Maturuca, em Roraima, ela tem se dedicado à promoção da fé cristã e da cultura indígena.  Ela é coordenadora regional, Deolinda, representa a Regional Norte1 neste importante ministério da CNBB, sendo a única Indígena que marcará presença por todos os povos indígenas do Brasil: ”A palavra de Deus, vamos levar em frente e vamos todos juntos a seguir o plano de Deus sobre nós, com muita garra, com muita firmeza e também com a nossa fé.” Ressalta Deolinda.

FONTE/CRÉDITOS: Libia López