WhatsApp Image 2023-09-12 at 2.59.31 PM

Començou a 2º Jornada de Predocumentação de Migrantes em parceria com SPM, Rede Caritas, OIM e ACNUR.

Municipios de Iracema e Caracarai a rumo à Regularização Migratoria

Desde 12 a 15 de setembro, está em andamento a 2º Jornada de Predocumentação de Migrantes no interior de Roraima, um evento crucial para aqueles que desejam regularizar seu status migracional, seja por meio de refúgio ou residência. A jornada está sendo realizada nos municípios de Iracema e Caracaraí, e é uma iniciativa conjunta da Pastoral de Migrantes em parceria com a Rede Caritas, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Esse esforço colaborativo visa fornecer apoio e orientação a migrantes que frequentemente enfrentam desafios complexos ao buscar regularizar sua situação no Brasil. A predocumentação desempenha um papel fundamental na busca pela regularização. Durante a jornada, os migrantes têm a oportunidade de receber informações detalhadas sobre os procedimentos, requisitos e documentos necessários para dar início ao processo de regularização, na segunda etapa eles serão trazidos o Postro de Triagem de Boa Vista (PTRIG) para terminar o processo.

A parceria com organizações como a Rede Caritas, a OIM e o ACNUR é fundamental para garantir que a jornada atenda às necessidades específicas dos migrantes e forneça o suporte necessário. Essas organizações têm expertise em questões migratórias e podem oferecer assistência jurídica, psicossocial e humanitária aos participantes.

O programa desta Jornada está organizada desta forma: 12 e 13 de setembro no municipio de Iracema no local: Rua Getúlio Vargas, no centro, ao lado da secretaria de assistência social de Iracema. No dia 14 e 15 de setembro no municipio de Caracaraí no local: Igreja Católica Apostólica romana Diocese de Roraima Paróquia São José Operário, praça Pe Calleri 1084 de Caracaraí.

Esta Jornada de Predocumentação de Migrantes representa um passo importante na promoção dos direitos e da dignidade dos migrantes no Brasil. Ao facilitar o acesso à regularização, ela contribui para a integração e a inclusão dessas pessoas na sociedade brasileira, fortalecendo a diversidade e enriquecendo o tecido social do país. É um exemplo inspirador de solidariedade e cooperação em um mundo cada vez mais interconectado e diversificado.

Reportagem: Libia López

Fotos: Comunidade Local