Dia Mundial da Paz: convite para estarmos juntos

O Papa Francisco lançou a mensagem temática para Dia Mundial da Paz de 2023 , nesta sexta-feira (16). Na mensagem, o pontífice faz um convite a refletir sobre as lições deixadas pela pandemia e pela guerra na Ucrânia e indica o caminho para a paz: “É juntos, na fraternidade e solidariedade, que construímos a paz, garantimos a justiça, superamos os acontecimentos mais dolorosos.”

O tema escolhido pelo Pontífice é “Ninguém pode salvar-se sozinho. Juntos, recomecemos a partir da Covid-19 para traçar sendas de paz”. O Santo Padre acredita que é hora de interrogar, aprender, crescer e se deixar transformar por tudo o que a população mundial passou durante os primeiros anos da pandemia.

“A Covid-19 precipitou-nos no coração da noite, desestabilizando a nossa vida quotidiana, transtornando os nossos planos e hábitos, subvertendo a aparente tranquilidade mesmo das sociedades mais privilegiadas, gerando desorientação e sofrimento, causando a morte de tantos irmãos e irmãs”, disse Francisco.

Então vem a pergunta: O que é que aprendemos com esta situação de pandemia? Francisco não tem dúvidas: “A maior lição que Covid-19 nos deixa em herança é a consciência de que todos precisamos uns dos outros, que o nosso maior tesouro, ainda que o mais frágil, é a fraternidade humana, fundada na filiação divina comum, e que ninguém pode salvar-se sozinho”.

Por conseguinte, é urgente buscar e promover, juntos, os valores universais que traçam o caminho desta fraternidade humana. Conforme o Papa, é preciso deixar que Deus transforme nossos corações para pensarmos em termos comunitários, pois não existe mais o espaço dos nossos interesses pessoais ou nacionais. “É hora de nos comprometermos todos em prol da cura de nossa sociedade e do nosso planeta”.

JUNTOS NO BRASIL

Campanha da Fraternidade 2023
Cartaz CF 2023. (Foto: CNBB)

No Brasil, pensa-se em comunidade na Campanha da Fraternidade 2023. A CF do próximo ano busca trabalhar a luta contra a fome, que tem crescido novamente no país. Com o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e todas as comunidades visam abordar as causas e os números da fome no Brasil bem como apresenta iniciativas em curso no país para sua superação. A ideia é trabalhar textos bíblicos com a realidade flagelada da fome no Brasil e procurar caminhos de combate a fome no plano pessoal, comunitário-eclesial e de ação sociopolítica.

EM RORAIMA

Na ocasião, convidamos todos da Diocese de Roraima para a caminhada e missa da paz, realizada no dia 1º de janeiro de 2023, às 17h. A concentração da caminhada entrelaçada no tema: “Maria, Mãe e Rainha da Paz, ensinai-nos a partilhar o pão de cada dia!”; será na comunidade São João Batista. Mais informações em eventos ou nas redes socias da Diocese.