Escola do Diaconato se reúne em retiro para partilha anual das experiências

No último sábado (10), os fiéis do ministério diaconal estiveram em retiro no sítio Rainha da Paz, sentido município de Alto Alegre. Cerca de 50 diáconos foram convidados para o momento de oração depois de dois anos de formação.

A ordem do diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e servir os bispos e presbíteros. Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo.

Vivaldo Barbosa, aluno da escola do diaconato da Diocese, falou do objetivo do encontro. “Como o próprio nome diz, retiro significa afastar-se, afastar-se da cidade, das atividades cotidianas e fizemos isso para revisar como foi o ano e também para apertar ainda mais os laços de unidade que fomos construindo e neste caminhar da escola”, explicou o também contador da Igreja de Roraima.

Conforme Vivaldo, durante o retiro eles tiveram oportunidade de ler a palavra, refletir e partilhar. Na ocasião, eles também aproveitaram momentos de lazer para fortalecer a caminhada de serviço ao povo de Deus.

“Foi uma experiência reconfortante e enriquecedora nesse tempo que estamos vivendo do advento em que nos preparamos para a chegada do nosso Senhor, o Natal de Jesus, o filho de Deus e filho de Maria”, disse Vivaldo. Em uma mensagem que representa os demais participantes do retiro, o futuro diácono contou estar feliz e agradecido a Deus, aos colegas da Escola de Diaconato, às esposas e à Igreja de Roraima que “acredita e espera de nós como servidores”.

(Foto: reprodução/Diaconato)

O DIACONATO

O diaconato é, também, o sacramento da ordem, que os configura com Cristo, isto é, são servos de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da eucaristia, assistir ao matrimônio e abençoá-lo, proclamar o evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade, e também o ministro do batismo (Catecismo da Igreja Católica, 1570).