WhatsApp Image 2023-08-12 at 9.03.18 PM

Foi realizado o Passeio “Boa Vista Sacra”: Um Encontro com a História das Igrejas Católicas na Capital Roraimense

Organizado pelo SESC e apoiado pela Diocese de Roraima

No dia 12 de agosto, um evento religioso-cultural singular tomou conta das ruas de Boa Vista, Roraima. Organizado pelo SESC e apoiado pela Diocese de Roraima, o passeio “Boa Vista Sacra” proporcionou uma jornada fascinante pelo coração da cidade, explorando as riquezas históricas e tradições das igrejas católicas que adornam o cenário urbano.

Sob a orientação do Padre Vanthu, um entusiasta da herança religiosa de Boa Vista, os participantes foram convidados a imergir nas histórias e significados que permeiam as igrejas católicas da região. A atividade visou não apenas oferecer um passeio turístico, mas também enriquecer a compreensão das práticas artístico-culturais.

Os objetivos do passeio eram múltiplos e ambiciosos. Primeiramente, proporcionou uma oportunidade para conhecer os aspectos fundamentais das diferentes tradições e movimentos religiosos presentes em Boa Vista. Além disso, enfatizou a importância de valorizar os elementos e símbolos religiosos como componentes intrínsecos do patrimônio cultural e artístico da cidade.

Outro aspecto relevante foi a busca por compreender a influência da igreja católica na história da capital de Roraima. As igrejas visitadas – a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, a Catedral Cristo Redentor e a Igreja São Sebastião – são marcos que contam a história religiosa da cidade e da fé de seus habitantes.

O passeio não apenas atingiu seus objetivos, mas também proporcionou um momento de reflexão, conexão espiritual e música para os participantes. Ao percorrerem os espaços sagrados, puderam sentir a importância dessas igrejas não apenas como edifícios, mas como lugares que guardam a fé, a devoção e a história de gerações.

O “Boa Vista Sacra” revelou-se mais do que um passeio turístico; foi uma oportunidade de mergulhar nas profundezas da herança religiosa da cidade, celebrando sua diversidade, beleza e influência na formação da identidade local. A iniciativa não apenas enriqueceu o conhecimento, mas também nutriu os laços espirituais e culturais que unem a comunidade de Boa Vista.

Fotos: Lucas Rosetti