Matriz Nossa Senhora do Carmo celebra a padroeira nesta quinta (08)

A Matriz Nossa Senhora do Carmo está em festa desde o dia 30 de novembro para celebrar a padroeira nesta quinta-feira, 08 de dezembro. A Igreja ponto turístico de Boa Vista comemora a Nossa Senhora somente no final do ano por tradicionalidade das chuvas de julho na capital.

A Matriz Nossa Senhora do Carmo foi a primeira igreja de Roraima. (Foto: Antonio Fonseca/Flickr)

Apesar do dia de Nossa Senhora do Carmo ser celebrado em 16 de julho, as grandes chuvas no estado anos atrás permitiram a movimentação da data. Então, tradicionalmente, a Igreja em Roraima celebra a festa da padroeira no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.

A programação festiva inicia no final da tarde com a procissão, seguida da missa campal e, logo após, encerra com o tradicional arraial. No arraial haverá venda de comidas típicas, doces, salgados e o bingo com cinco premiações.

A cartela está no valor de 10 reais para concorrer ao primeiro e segundo prêmio: liquidificador + 200 reais cada; 3º prêmio: furadeira com acessórios + 100 reais; no quarto prêmio uma tela a óleo; e no quinto prêmio 1.500 reais.

Toda a celebração será na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, ponto turístico de Boa Vista, localizada na rua Floriano Peixoto, Centro.

O CARMELO

Os primeiros carmelitas, em fins do século XII depois de Cristo decidiram formar uma comunidade no Monte Carmelo. O Monte Carmelo é conhecidíssimo pela sua beleza, o nome significa “jardim”. Os primeiros monges eram cavaleiros cruzados, que cansados da violência e injustiça daquelas guerras para conquistar a Terra Santa das mãos dos mouros, ali se refugiaram, sedentos de uma vida mais autenticamente evangélica.

Nossa Senhora do Carmo

Atraídos ao Monte Carmelo, pela fama e tradição do profeta Elias, ali fundaram uma capela e em torno dela construíram seus quartos ou “celas”. Isto foi por volta de 1155, dedicaram-se a uma vida de penitência e reparação pelos abusos dos cruzados; exercitaram-se na prática da oração e união com Deus e a trabalhos manuais. Escolheram Elias como Pai Espiritual e exemplo de vida monástica de oração e testemunho Profético em meio a um mundo dominado pelas injustiças.

Dedicaram uma capelinha a Virgem Maria e sob sua proteção imitavam suas virtudes. Chamaram Maria de “Senhora” do lugar, segundo os costumes feudais, e renderam a Ela serviço de dedicada doação dos primeiros carmelitas. Os peregrinos e cruzados que os visitaram começaram a chamá-los Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Diz a tradição: na noite do dia 16 de julho de 1251, Simão dirigiu-se à Virgem Maria e pediu-lhe o “privilégio feudal” a proteção da “Senhora” sobre seus vassalos em tempos de perseguição e dificuldades. Neste momento, rezou esta famosa oração: “Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre Virgem, Sede propícia aos carmelitas, Ó Estrela do Mar”. Logo, apareceu-lhe a própria Virgem Maria rodeada de anjos. Entregou-lhe o Escapulário que tinha em suas mãos e disse-lhe: “Recebe, meu filho muita amado, este Escapulário de tua Ordem, sinal de meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas: quem com ele morrer, não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e de amor eterno”.

Fonte: Canção Nova

Depois disso, Simão chamou todos os frades e explicou o que havia acontecido. Acrescentaram o Escapulário ao hábito e começaram a cantar esta maravilhosa aventura da Virgem Maria para ajudar os carmelitas. Depois, adaptou-se  o Escapulário grande a uma forma menor para o povo, e muitos começaram a usá-lo, como sinal de amor a Virgem Maria e símbolo de vida cristã fixa em Deus.

Com informações da Canção Nova