PAPA NOMEIA PE. RAIMUNDO VANTHUY NETO COMO NOVO BISPO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA NO AMAZONAS

O sacerdote foi escolhido para liderar a diocese, sucedendo a Dom Edson Taschetto Damian, que atualmente ocupa o cargo.

O Papa Francisco anunciou na quarta-feira, 8 de novembro, a nomeação de um novo bispo para a diocese de São Gabriel da Cachoeira, localizada no estado do Amazonas, Região Norte do Brasil. O sacerdote Raimundo Vanthuy Neto foi escolhido para liderar a diocese, sucedendo a Dom Edson Taschetto Damian, que atualmente ocupa o cargo.

A decisão do Papa Francisco representa um momento significativo para a comunidade católica da Região Norte do Brasil, especialmente para os fiéis da diocese de São Gabriel da Cachoeira. O novo bispo traz consigo uma rica trajetória de vida e uma sólida formação teológica.

Biografia do Pe. Raimundo Vanthuy Neto

Pe. Raimundo Vanthuy Neto nasceu em 10 de maio de 1973, na cidade de Pau dos Ferros, no sertão nordestino do Brasil, na Diocese de Mossoró, Rio Grande do Norte. Ele é o filho de Manoel Urbano e Vicência Martins e cresceu em uma família composta por quatro irmãos e duas irmãs. Seu batismo ocorreu na festa de São Pedro, em 29 de junho de 1973.

A história de Pe. Vanthuy Neto está marcada por sua migração para a Amazônia/Roraima na década de 1980. Na Diocese de Roraima, ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Manaus, onde realizou seus estudos de Filosofia e Teologia no então CENESCH – Centro de Estudos do Comportamento Humano. Ele foi ordenado Diácono em 11 de julho de 1999 e, posteriormente, Presbítero em 3 de junho de 2001, por Dom Apparecido José Dias, em memória.

Além de sua formação em Teologia, Pe. Raimundo Vanthuy Neto possui mestrado em Missiologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, com uma dissertação intitulada “Dirigir Almas e Servir ao Jeito de Muitos – A Missão dos Beneditinos junto aos Povos Indígenas de Roraima (1909-1948).”

Sua jornada pastoral incluiu o estágio diaconal na Paróquia Sagrada Família, na Diocese de Santos, São Paulo, entre 1998 e 2000. Ele também desempenhou funções como pároco em diferentes paróquias, incluindo Nossa Senhora Consolata (2001-2004), Catedral Cristo Redentor e Matriz Nossa Senhora do Carmo (2005-2013) em Boa Vista. Em 2018, foi vigário da Área Missionária do Município do Cantá.

Além de suas responsabilidades pastorais, Pe. Vanthuy Neto contribuiu para o Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia – ITEPES (2014-2017), que hoje é a Faculdade Católica do Amazonas. Ele tem sido um colaborador ativo nos estudos sobre o Cristianismo e os Povos Indígenas na Amazônia, participando de encontros inter-regionais de Bispos desde 1997 e atuando como auditor no Sínodo para a Amazônia em 2019.

Além disso, o novo Bispo é membro do Instituto Secular – Associação dos Padres do PRADO e colaborou no Conselho Nacional do Prado no Brasil de 2017 a 2023. Ele também viveu o Ano Internacional Pradosiano em Lyon, na França.

Atualmente, Pe. Raimundo Vanthuy Neto é membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e atua como chanceler da Diocese de Roraima.ee

A nomeação de Pe. Raimundo Vanthuy Neto foi recebida com entusiasmo pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que enviou saudações calorosas ao Pe. Raimundo Vanthuy Neto em reconhecimento aos anos de serviço dedicados à diocese de Roraima. A CNBB expressou confiança de que o novo Bispo, com sua vasta experiência pastoral e acadêmica, continuará a liderar a comunidade católica na Região Norte do Brasil com sabedoria e dedicação.

Saudação ao novo bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira

Estimado irmão, monsenhor Raimundo Vanthuy Neto

Muito nos alegra a notícia de sua nomeação realizada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, para a diocese de São Gabriel da Cachoeira, localizada no extremo noroeste do país.

Essa Igreja Particular possui uma característica muito marcante, pois tem a maior percentagem de população indígena do Brasil, além de ter um território extenso, situado às margens da bacia do Rio Negro.

Gostaríamos de recordar-lhe que a Igreja é toda missionária e que é na missão que encontra a sua unidade, portanto, ide e se inspire nos quatro grandes sonhos do Papa Francisco, citados em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia” para a região: lute pelos direitos dos mais pobres; preserve a riqueza cultural; zele pela beleza natural e por uma Igreja com rosto amazônico.

“Conhecer Jesus Cristo é tudo”, assim dizia o beato Antônio Chévrier, fundador do Prado.

Que as palavras de Jesus sejam sempre o seu ponto de referência!

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

A chegada de Pe. Raimundo Vanthuy Neto à diocese de São Gabriel da Cachoeira é aguardada com expectativa e esperança, uma vez que ele traz consigo uma profunda ligação com a Amazônia e uma vasta experiência na missão de servir e guiar as comunidades católicas na região. A diocese e seus fiéis se preparam para acolher seu novo líder e acompanhar o caminho que ele traçará para a comunidade local.