WhatsApp Image 2023-09-02 at 4.40.13 PM

Pastoral dos Migrantes visitou comunidades indígenas Warao e Kariña em Roraima

Acompanhados pelos financiadores dos Projetos Orinoco, PCPR e Solidariedade Suiça no Municipio de Canta.

A Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima realizou uma visita no dia 2 de setembro nas comunidades indígenas Warao e Kariña, localizadas nos municípios de Bonfim e Cantá, no interior de Roraima. A visita teve como objetivo principal entender a situação destas comunidades, avaliar os serviços prestados nos projetos PCPR e Solidariedade Suíça, e analisar a atual condição em que vivem.

Mais de 23 famílias, com aproximadamente 90 pessoas, a maioria pertencente à tribo Warao, foram alcançadas por essa visita crucial da Pastoral dos Migrantes. Esta ação demonstra o compromisso da comunidade diocesana em apoiar e entender as necessidades das comunidades indígenas na região.

Durante a visita, foi possível constatar avanços significativos desde o início dos projetos de auxílio. O Projeto Orinoco, da Caritas Brasileira, realizou melhorias nas condições de higiene com a instalação de banheiros nas comunidades. Além disso, os projetos PCPR e Solidariedade Suíça forneceram cartões multiuso, kits de higiene e suprimentos alimentares essenciais para as famílias.

Um dos aspectos mais notáveis desse progresso é o acesso à educação para as crianças das comunidades. As escolas locais estão abertas, e as crianças agora têm a oportunidade de receber educação formal, um passo importante para um futuro melhor.

Apesar desses avanços, a principal preocupação das comunidades indígenas continua sendo a falta de terrenos férteis para a agricultura, o que dificulta seu sustento. A subsistência é uma luta constante, e as famílias buscam meios de vida por meio de trabalho nas ruas e artesanato.

A falta de terras agricultáveis é um desafio enfrentado por muitas comunidades indígenas em todo o mundo. No entanto, essas comunidades têm demonstrado resiliência e criatividade ao buscar alternativas para garantir seu sustento. O artesanato, por exemplo, tem se mostrado uma fonte de renda importante, refletindo a rica cultura e habilidades tradicionais dessas comunidades.

A visita da Pastoral dos Migrantes destaca a importância de continuar apoiando essas comunidades indígenas em sua jornada rumo a uma vida melhor.

À medida que essas comunidades indígenas enfrentam desafios complexos, a solidariedade e o apoio contínuo da sociedade são cruciais para garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de viver com dignidade, independente de suas circunstâncias. A visita da Pastoral dos Migrantes é um lembrete inspirador de que, juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais brilhante para todos.

Reportagem: Libia López

Fotos: SPM