Publicação da Carta Compromisso do Seminário Laudato Si’ e da 6a Semana Social Brasileira de Roraima

Num grande Mutirão, nos comprometemos com a defesa e promoção da Vida: por Terra, Teto, Trabalho, Campo, Águas e Florestas.

O II Seminário Laudato Si’ e a 6ª Semana Social Brasileira foram marcados pela assinatura da Carta Compromisso, estabelecendo um verdadeiro Mutirão pela Vida, promovido pela Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-RORAIMA. O compromisso é claro: lutar pela defesa e promoção da Vida em todas as suas formas, abraçando causas cruciais como Terra, Teto, Trabalho, Campo, Águas e Florestas.

Dentre as principais metas estabelecidas na carta, destaca-se o apoio e fortalecimento da luta e protagonismo dos povos indígenas, camponeses, florestais e dos recursos hídricos. A rejeição ao agronegócio, ao desmatamento, mineração e hidrelétricas, com suas graves implicações ambientais, também figura como uma prioridade.

Outro compromisso importante é a defesa do ecossistema lavrado, reconhecendo sua singularidade e biodiversidade. A promoção da segurança e soberania alimentar, o uso responsável da água e da energia e o cuidado com o descarte adequado de resíduos são ações vitais para a sustentabilidade.

O documento também insta a comunidade eclesial a enfrentar os desafios socioambientais, reforçando a formação de base sob a perspectiva de fé e política. Além disso, incentiva o engajamento cívico, estimulando a participação ativa nos conselhos de direitos, audiências públicas, reuniões das Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa Estadual, bem como o envolvimento na política partidária.

A Carta Compromisso também assume a importante tarefa de combater a violência contra grupos vulneráveis, como mulheres, jovens, crianças, idosos, indígenas, migrantes, ambientalistas, LGBTQIAPN+, comunidades periféricas, população em situação de rua e pessoas negras.

A divulgação e estudo da Carta serão realizados nas redes sociais e nos espaços de missão, com a esperança de que sua mensagem e objetivos sejam efetivamente concretizados em ações concretas. Esse evento marca uma aliança poderosa entre diversas vozes engajadas pela preservação do meio ambiente e a busca por justiça social, unidas em um Abraço fraterno.

Reportagem: Libia Lopez

Tags: Sem tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *