WhatsApp Image 2023-10-06 at 11.44.40 AM

Será Inaugurada a Casa da Caridade ”Papa Francisco”

Visa realizar um serviço verdadeiramente sinodal conforme o convite do Papa Francisco.

O Convite realizado pelo Dom Evaristo, Bispo de Roraima para um encontro especial dedicado à comunidade de Roraima. O evento marca o anúncio e a celebração da inauguração da Casa da Caridade Papa Francisco, agendada para o próximo dia 13 de outubro, às 19 horas, na Rua Floriano Peixoto, ao lado da sede da Rádio Monte Roraima, próximo à igreja matriz.

Com palavras de entusiasmo, o Padre Lúcio Nicoletto, Vigario Geral, compartilhou a história e a importância do projeto Casa da Caridade. O Padre destacou a rica herança histórica ligada a esse projeto, que remonta à fundação da Diocese de Roraima em 1907, com a presença dos monges beneditinos, que desempenharam um papel fundamental na trajetória da fé local.

O Padre ressaltou ainda a contribuição das monjas beneditinas, que em 1921, a pedido do Bispo Dom Pedro Eguerar, construíram o Hospital Nossa Senhora de Fátima, tornando-se a única unidade hospitalar pública na bacia do Rio Branco na época. A casa das monjas também desempenhou um papel importante na comunidade, servindo como centro de pastoral e, posteriormente, como um projeto conhecido como “Nós Existimos”, que operou até 2014.

No entanto, a casa ficou fechada e embargada devido a questões judiciais. O empenho incansável do economo diocesano, Dr. Vivaldo, e do advogado Dr. Sena, finalmente, liberou o edifício de todas as pendências legais. Foi então que o projeto da Casa da Caridade Papa Francisco começou a tomar forma.

Padre Lúcio Nicoletto mencionou que a ideia foi apresentada ao Papa Francisco durante sua visita aos bispos do Norte, onde ele representou a Diocese de Roraima. O Papa apoiou a visão de reformar a antiga casa das monjas beneditinas para reunir todas as pastorais, movimentos e serviços organizados em nível diocesano, com o propósito de trabalhar em conjunto na dimensão da caridade.

O projeto consiste em dois blocos: a Casa da Caridade 1, na antiga casa das monjas beneditinas, e a Casa da Caridade 2, que incluirá o bloco das pastorais sociais localizado nas proximidades do Colégio São José. Entre as pastorais que trabalharão na Casa da Caridade, estão a Pastoral da Criança, a Pastoral de Imigrantes, a Cáritas, a Comissão da Pastoral da Terra, a Pastoral da Saúde, a Pastoral Carcerária, a Pastoral da Juventude, a Pastoral Indigenista, o SIME, a REPAM e a coordenação das pastorais sociais.