WhatsApp Image 2023-09-29 at 4.40.18 PM

Será realizada a II Caminhada Ecológica 2023

Defendendo a Amazônia e o Futuro Sustentável

No cenário atual, onde a preservação do meio ambiente tornou-se uma prioridade global, a sociedade roraimense se prepara para a II edição da Caminhada Ecológica em defesa da Amazônia e contra a construção da hidrelétrica. Essa mobilização, que teve seu início em 2019, ganha força a cada ano, reunindo cidadãos preocupados com o patrimônio ambiental e a sustentabilidade.

A primeira Caminhada Ecológica, realizada em 2019, foi um marco na conscientização da comunidade local sobre os desafios enfrentados pela Amazônia. Mais de 100 pessoas se uniram para percorrer a vicinal do Bem Querer, cuja entrada está localizada no KM 125 da BR 174, no município de Caracaraí. O evento serviu como um chamado para a preservação da região e uma manifestação contra a construção da hidrelétrica.

A segunda edição da Caminhada Ecológica está marcada para o dia 7 de outubro de 2023, em Caracaraí, RR, e promete ser ainda mais impactante. O objetivo continua o mesmo: defender o patrimônio ambiental da Amazônia, proteger vidas e pedir o arquivamento da proposta da hidrelétrica pelo governo federal.

Um dos principais argumentos dos organizadores da caminhada é que os investimentos planejados para a construção da hidrelétrica do Bem Querer, que chegam a R$ 10 bilhões, poderiam ser direcionados para o desenvolvimento de outras matrizes de geração de energia, como a energia fotovoltaica, mais limpa e sustentável.

A concentração está marcada para as 8h30, com a saída da caminhada prevista para as 9h. Para aqueles que desejam participar e são de Boa Vista, há um ônibus programado para partir às 6h.

O evento é uma oportunidade não apenas de manifestar preocupações, mas também de celebrar a beleza da natureza e fortalecer os laços da comunidade. As corredeiras do Bem Querer, a apenas 3 km do local de partida da caminhada, oferecem uma paisagem deslumbrante e servirão como pano de fundo para a mobilização.

O arco-íris de participantes, incluindo representantes da Igreja Católica, ativistas ambientais, membros de movimentos sociais, líderes comunitários e o povo local, representa a unidade e determinação da comunidade de Roraima em proteger seu ambiente natural.

A II Caminhada Ecológica não é apenas um evento, mas uma expressão poderosa da voz do povo, clamando por um futuro sustentável e pela proteção da Amazônia. É uma lembrança de que cada passo dado é um passo em direção à preservação do nosso planeta e à construção de um mundo mais verde e harmonioso.

Reportagem: Libia López