Um Brasão com rasgos indígenas para o bispo da diocese mais indígena do Brasil

Mons. Raimundo Vanthuy Neto, que será ordenado bispo no dia 04 de fevereiro de 2024 em Boa Vista deu a conhecer seu brasão episcopal, explicando o significado de cada um dos elementos que fazem parte do desenho. O lema episcopal do bispo eleito da diocese de São Gabriel da Cachoeira é: Servire in Caritate e Spe – Servir na Caridade e na Esperança.

Segundo o texto divulgado junto ao convite de ordenação, “o Mistério Pascal de Jesus é a fonte da vida da Igreja e sua missão. Revelada na Cruz, ela nasce e se desenvolve como as árvores à beira das águas (Jr 17,8, Sl 1, 13), que lembram a fonte batismal, origem de toda vocação. As fontes do bispo Vanthuy Neto são três rios: o rio Apodi, no Rio Grande do Norte, onde nasce na fé pelo Batismo, e na vida da comunidade discipular; o rio Branco, onde foi gestado no sacerdócio ministerial, em meio ao povo de Deus e das comunidades de Roraima; e o grande rio Negro, para onde é enviado para servir na barca da Igreja de S. Gabriel da Cachoeira”.

“O serviço e a missão do bispo é a do Discípulo/Apóstolo, que anuncia Jesus Cristo, indicado nas três pequenezas que Ele escolheu para se revelar e permanecer no meio de nós: o Presépio, a Cruz e a Eucaristia. O verdadeiro discípulo é um homem pobre, humilde e despojado, entregue à morte, crucificado, por isso livre e doado. Assim, sua vida há de ser alimento, um bom pão para a vida do mundo”, segundo a explicação do Brasão.

“Abaixo da cruz, o M de Maria, entregue pelo Filho de Deus como Mãe ao Discípulo/Apóstolo. Seu sim, à luz do anúncio de Gabriel, pode ser assumido também corajosamente pelo novo bispo em sua missão. Ele a viverá na liberdade dos lírios do campo, que o Pai do céu cuida e sustenta, em inteira confiança e abandono”, afirma Mons. Vanthuy Neto.

Pelo fato de assumir a missão episcopal na diocese mais indígena do Brasil, “as cores corporais dos povos originários, vermelho e preto, demarcam o chão da missão da Igreja que está no Alto Rio Negro, que inclui o cuidado da vida e da dignidade dos 23 Povos Indígenas que aí vivem. Sua vocação de guardiões das águas e das florestas aponta para a corresponsabilidade universal da Amazônia face o desafio do equilíbrio da vida do Planeta. Neste horizonte, a própria missão da Igreja Local atinge os confins do mundo”.

Finalmente, explicando seu lema inspirador do ministério do bispo de São Gabriel da Cachoeira, Servire in Caritate et Spe – Servir na Caridade e na Esperança, disse que “é a Caridade de Cristo, que nos impele (2Cor 5, 14), e a perseverança na Esperança (1Tes 1,3). Como servo, está inserido na missão do Enviado do Pai, que veio para servir e não ser servido (Mc 10, 45)”.

Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1