Renovação e Compromisso: Missa dos Santos Óleos na Diocese de Roraima

RENOVAÇÃO E COMPROMISSO: MISSA DOS SANTOS ÓLEOS NA DIOCESE DE RORAIMA

Cerimônia presidida pelo bispo Dom Evaristo Pascoal Spengler marca momento de renovação sacerdotal e bênção dos óleos sacramentais na Catedral Cristo

Renovação e Compromisso: Missa dos Santos Óleos na Diocese de Roraima
Lucas Rosetti – Foto

Na última terça-feira, dia 26 de março, a Diocese de Roraima testemunhou um evento profundamente significativo no povo diocesano: a realização da Missa dos Santos Óleos. Oficiada por, Dom Evaristo Pascoal Spengler bispo de Roraima, a cerimônia teve lugar na Igreja Catedral Cristo Redentor, localizada na Praça do Centro Cívico, Boa Vista, às 19h30.

Este evento anual representa um momento de renovação das promessas sacerdotais dos padres da arquidiocese, além de ser uma ocasião para a bênção dos três óleos sagrados fundamentais para os sacramentos: os óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma.

A fala do Padre Mauro Maia durante a celebração ecoou com significado, destacando a importância da Missa dos Santos Óleos como um momento de retorno às responsabilidades sacerdotais e à missão de servir às comunidades em todo o estado de Roraima. “Voltamos para a nossa missão, cada um na sua paróquia, na sua área missionária, região aqui do estado de Roraima, procurando ser fiéis àquilo que foi respondido ao bispo diocesano, honrando os compromissos de fidelidade no Ministério na dispensa dos sacramentos, nos votos de pobreza, castidade, obediência, e fidelidade ao povo de Deus”, ressaltou o padre.

A Missa dos Santos Óleos, que tradicionalmente é celebrada na Quinta-feira Santa de acordo com os costumes da Igreja, foi realizada na terça-feira santa na Diocese de Roraima, precedida por dois dias de retiro espiritual para os missionários e missionárias que servem na diocese.

Jucineide Costa, Leiga da comunidade da Catedral Cristo Redentor, também expressou a importância do evento, destacando-o como um momento de renovação da vocação e união de todo o clero e religiosos em torno do bispo: ”, é um momento muito especial da nossa igreja, que reúne todo o clero, todos os sacerdotes religiosos, religiosos, em torno do bicho para essa renovação, da vocação.”
.Após a cerimônia, os padres retornaram às suas comunidades, levando consigo uma porção dos óleos abençoados para administrar os sacramentos aos fiéis. Essa missa marca o encerramento dos ritos litúrgicos antes do tríduo pascal, sendo uma celebração carregada de profundo significado espiritual e simbolismo

Produção ; Libia López